CPLA participará de Censo de Cooperativismo do Leite organizado pela Embrapa e Sistema OCB

O levantamento é de responsabilidade da Embrapa Gado de Leite em parceria com o sistema OCB nacional.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
CPLA participará de Censo de Cooperativismo do Leite organizado pela Embrapa e Sistema OCB
Umas das mais importantes instituições que atuam na organização da produção de leite do agricultor familiar em Alagoas, a Cooperativa de Produção de Leite de Alagoas (CPLA), participará da segunda edição do Censo de Cooperativismo do Leite 2016. O levantamento é de responsabilidade da Embrapa Gado de Leite em parceria com o sistema OCB nacional, cuja tarefa é mapear a participação das cooperativas no mercado de leite.

Segundo informações divulgadas na última segunda-feira, 14, durante evento de lançamento da pesquisa e assinatura de cooperação entre as duas entidades, em Brasília/DF, os questionários serão enviados às cooperativas a partir de 4 abril. As atividades serão assistidas pelas unidades estaduais do Sistema OCB.

De norte à sul do país, o censo irá levantar informações substancias para reconhecer a realidade da produção leiteira via cooperativas de leite. Segundo Aldemar Monteiro, presidente da CPLA, a cooperativa segue à disposição da OCB/AL para contribuir com o andamento do processo: “Mais do que nunca a gente precisa ter conhecimento e domínio sobre nossa cadeia. Ter essas informações em mãos facilitará, sem dúvida, o abandono da atividade e pode influenciar no rumo do setor”, destacou Monteiro. “Poderemos até encontrar respostas para alguns questionamentos”, completou.

O último censo realizado no setor, em 2003, revelou que as cooperativas eram responsáveis pela captação de 40% de leite produzido no Brasil. Após treze anos, os pesquisadores da Embrapa Gado de Leite desejam explorar mais as especificidades da cadeia, abordando: participação das cooperativas no mercado de leite, perfil dos associados, negócios e modelos, serviços e assistências técnicas, além de avaliar como anda a perspectiva de futuro do produtor.
Fonte: rotadosertao.com / Assessoria CPLA

Crédito Foto: CPLA

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas