Coopernova lança projeto Silagem para Todos

Mato Grosso está entre os dez maiores estados produtores de leite do País e, sua produção está concentrada em três importantes Regiões, a Região Noroeste, a Norte e a Sul.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Coopernova A meta inicial do programa é atender cerca de 100 produtores com a distribuição de 3.000 toneladas
Mato Grosso está entre os dez maiores estados produtores de leite do País e, sua produção está concentrada em três importantes Regiões, a Região Noroeste, a Norte e a Sul. A maioria dos produtores são da agricultura familiar, com mais de 50% produzindo abaixo de 100 litros diários.
Quando consideramos o período de doze meses, temos uma variação de produção muito grande entre os períodos chuvoso e seco do ano. Relação que pode chegar a uma diferença superior a 60% na produção, ou seja, a queda da produção no período seco em relação ao período chuvoso pode chegar a 60% do volume total. Considerando este fato, a alimentação do rebanho leiteiro no período seco do ano é decisivo para definir a situação do produtor quanto a manutenção do seu potencial produtivo, podendo trazer consequências positivas ou negativas na atividade leiteira.
A COOPERNOVA – Cooperativa Agropecuária Mista Terranova Ltda- com sede no município de Terra Nova do Norte, possui atualmente 2500 associados, dos quais 1550 desenvolvem a atividade leiteira em suas propriedades. A captação de leite da COOPERNOVA no período chuvoso gira em torno dos 160.000 litros diários e no período seco essa produção se reduz a cerca de 90.000 litros diários, queda superior a 40%, trazendo sérias consequências a capacidade operacional da indústria de laticínios da cooperativa.
Com o intuito de melhorar a produção de leite no período seco do ano, a COOPERNOVA, através de sua diretoria administrativa e do seu departamento técnico, lançou o programa Silagem Para Todos, visando atender aqueles cooperados que não conseguem produzir silagem em suas propriedades.
Todos os produtores podem se inscrever no programa, que vai fornecer silagem a um custo acessível e entregue na propriedade visando alimentar as vacas lactantes desses produtores no período seco do ano. A meta inicial do programa é atender cerca de 100 produtores com a distribuição de 3.000 toneladas, impactando num acréscimo de 6.000 litros de leite diários.
A silagem de milho será produzida por um cooperado parceiro que possui área própria para produção de milho, estrategicamente localizada para facilitar a distribuição da silagem para os associados inscritos no programa. A distribuição será feita pela COOPERNOVA em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Terra Nova do Norte.
O produtor receberá a silagem em sua propriedade e poderá pagar em até 12 parcelas iguais. Para facilitar a distribuição, a distância da área de produção da silagem até a propriedade que receberá o produto, será, de no máximo, 20 quilômetros. Com essa logística, serão formados vários núcleos de produção e distribuição de silagem entre os cooperados da COOPERNOVA, atendendo os vários municípios da área de abrangência da cooperativa.
O projeto está voltado para o desenvolvimento econômico da cadeia produtiva do leite na Região Norte do estado de Mato Grosso que envolve milhares de famílias da agricultura familiar. O projeto Silagem Para Todos é uma iniciativa com amplo alcance social, pois permite aos pequenos produtores uma produção leiteira estável durante os doze meses do ano, melhorando a renda destes produtores e evitando o abandono das propriedades por aqueles produtores que durante o período seco saem de suas propriedades para trabalhar em outras atividades, fora de sua propriedade, para garantir o sustento de sua família.
A COOPERNOVA mostra que a força do cooperativismo está na organização e na persistência dos seus associados e que este projeto é uma iniciativa capaz de mudar positivamente a realidade de todos os associados que tem na atividade leiteira o caminho para o crescimento e o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite na região norte do estado de Mato Grosso.
http://jornalmtnorte.com.br/noticia/4577

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas