Comissão de Leite reivindica melhorias ao setor

Dirigentes de cooperativas e associações de raça participaram de reunião com a ministra Katia Abreu, em Brasília
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Várias reivindicações do setor leiteiro foram apresentadas à ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Kátia Abreu por uma Comissão de Leite formada pela OCB (Organização da Cooperativas Brasileiras), dirigentes de várias cooperativas e pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Os pleitos apresentados incluem questões ligadas a um maior rigor na fiscalização de produtos lácteos importados, compensação tarifária e incentivo à exportação. A reunião acontecem em Brasília, DF, na tarde desta quarta-feira, 2 de fevereiro.

No caso das importações feitas via Mercosul, a comissão pede uma fiscalização mais rigorosa de todos os produtos lácteos importados, especialmente o leite em pó. A medida visa evitar a entrada de produtos de má qualidade no mercado brasileiro, como vem ocorrendo. A comissão também reivindica a obrigatoriedade da indicação na embalagem da data de fabricação original do leite em pó fracionado importado no momento em for reembalado pela indústria brasileira.

Outros pontos destacados no documento entregue à ministra são: Necessidade de licença de importação para evitar que haja triangulação de leite pelo Mercosul e que haja cumprimento de cotas; Exigência de cumprimento das normas na compra de produtos lácteos importados em concorrências públicas; Fiscalização de cumprimento da proibição de reidratação de leite em pó para produção de UHT, em qualquer Estado do território nacional; Efetivação da tarifa de compensação nas importações de produtos lácteos vindos da Argentina, que está tendo subsídio na ordem de 2,96 centavos de dólar por litro.

Segundo a comissão, o governo precisa cumprir as normas de compensação tarifária quando houver confirmação dessas práticas desleais do comércio exterior que estejam afetando a competitividade do produtor brasileiro.

A ministra Kátia Abreu afirmou que trabalhará para corrigir os problemas apresentados e solicitou aos representantes do setor leiteiro propostas para ampliação do mercado externo. “Vamos apresentar à ministra o projeto de internacionalização do Girolando, que é uma raça de excelente produção leiteira nos mais diversos climas e regiões, além de ser economicamente viável por permitir baixos custos de produção. Hoje, temos convênios técnicos com associações de diversos países da América Latina para expansão da raça, mas queremos ampliar esse projeto com o apoio do MAPA, objetivando também a conquista de novos mercados para nossos produtos lácteos. Nossa luta pelo desenvolvimento da raça Girolando inclui a expansão e o fortalecimento do mercado de leite e do produtor», explica o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jonadan Ma.

Além da ministra Kátia Abreu, participaram da reunião o secretário de Política Agrícola, André Nassar; o secretário de Produção Rural e Cooperativismo, Caio Rocha; o secretário de Defesa Agropecuária, Luiz Rangel; e a secretária de Relações Internacionais de Agronegócio, Tatiana Palermo. Pela Comissão do Leite participaram o presidente da Girolando, Jonadan Ma; o conselheiro estadual da Girolando, Geraldo Borges; o presidente da OCB, Márcio Freitas; o coordenador da Câmara do Leite da OCB/CBCL, Vicente Nogueira; o presidente da Itambé Alimentos, Alexandre Almeida; o presidente da Cemil, João Bosco Ferreira; e o assessor Técnico Comercial da Aurora Alimentos, Selvino Giesel. A Comissão foi criada especificamente para reivindicar melhores políticas relativas ao preço do leite pago ao produtor brasileiro.
Fonte: Girolando

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas