Com produção de leite em regime free-stall, paranaense é exemplo de empreendorismo em Goiás

Vindo do Paraná, o médico veterinário Reinaldo Figueiredo, diretor da Fazenda Figueiredo, é exemplo de produtividade no Estado de Goiás, criando, no município de Cristalina, 2 mil vacas em lactação, todas no sistema de produção em regime de free-stall.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Da propriedade que começou com os avós no estado de origem, aos poucos foi transformada por Reinaldo e seu pai, que investiu no Centro-Oeste no país, como uma grande empresa do agronegócio. Com muita persistência, superando os desafios de uma região e a falta de preparo para tocar uma produção deste porte, Reinaldo começou um desafio pessoal e hoje colhe os resultados do seu empenho.

Todo o trabalho teve início no ano de 1987, quando o pai de Reinaldo adquiriu as primeiras quatro vacas holandesas. «Neste dia, digo que tiraram o meu sangue e colocaram leite nas minhas veias», destaca Reinaldo, que a partir de então, se apaixonou pelo negócio e decidiu entrar para a faculdade, a fim de aprimorar os seus conhecimentos e trazer melhorias para o negócio da família.

A região de Cristalina, por sua vez, também é um ponto-chave para a produção do agronegócio brasileiro. Reinaldo destaca que em um raio de 1000km da cidade, está localizado 66% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Cristalina também figura entre os maiores PIBs do Brasil, sendo que no ano de 2010, chegou em primeiro lugar como o maior PIB Nacional do Agro.

O sistema free-stall é um galpão coberto com uma cama de areia para cada animal, onde a vaca irá se levantar exclusivamente para se alimentar e passar o restante do dia ruminando – sendo que algumas fazendas deixam o rebanho do pasto no período noturno. Desta forma, as vacas da raça holandesa podem encontrar melhor desenvolvimento em locais de climas inapropriados. Na fazenda de Reinaldo, três free-stalls são destinados às vacas em lactação. Um novo free-stall está em construção, para abrigar as vacas em período de maternidade.

Confira no vídeo acima a palestra de Reinaldo na íntegra, que foi proferida durante o Encontro Estadual de Empreendedores de Leite, promovido na última semana pela Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

http://www.noticiasagricolas.com.br/videos/granjeiros/181308-com-producao-de-leite-em-regime-free-stall-paranaense-e-exemplo-de-empreendorismo-em-goias.html#.WA9Sq8nANZg

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas