Com leite de burra, queijo mais caro do mundo custa mil euros por quilo

Leite de burra Uma fazenda na reserva natural de Zasavica, ao oeste de Belgrado, guarda o segredo da receita do queijo mais caro do mundo. Feito com leite de burra, o preço dessa iguaria gira em torno de 1.260 euros (cerca de R$ 4,6 mil) o quilo.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Leite de burra Uma fazenda na reserva natural de Zasavica, ao oeste de Belgrado, guarda o segredo da receita do queijo mais caro do mundo. Feito com leite de burra, o preço dessa iguaria gira em torno de 1.260 euros (cerca de R$ 4,6 mil) o quilo.
A escassez de leite desses animais e a dificuldade do processo de produção são os principais motivos para que esse tipo de queijo seja tão exclusivo.
Para fazer um quilo de queijo são necessários 25 litros de leite e uma burra dá apenas 20 litros por ano, quase a mesma quantidade que uma vaca leiteira europeia produz a cada 24 horas.
«Conseguimos produzir o primeiro queijo de leite de burra do mundo. É o mais caro na lista dos queijos, com mil euros por quilo. Muitos tentaram (copiar), mas ninguém mais conseguiu até agora», explicou Slobodan Simic, que desde 1997 dirige a reserva onde possui uma fazenda de burros.
Das 190 burras que vivem na fazenda de Zasavica, apenas 20 estão sempre disponíveis para dar leite e são ordenhadas à mão. A característica própria desse leite faz com que o processo de produção do queijo seja especialmente difícil.
«O problema é que leite de burra só tem entre 0,5% e 1% de gordura e não tem a caseína (proteína presente no leite) que coagula o leite. Para mim, se tornou um desafio», explicou Simic, que quando planejou a possibilidade de produzir queijo de burra consultou diferentes especialistas e todos o disseram que era impossível.
Simic recorreu por último a Stevan Marinkovic, um especialista sérvio em produtos lácteos, que conseguiu encontrar a fórmula adequada para fazer queijo de burra.
O segredo de Marinkovic é acrescentar alguns aditivos e até 40% de leite de cabra. Mas, no fundo, a receita exata do queijo de burra «é um segredo absoluto», disse Simic.
«Fazer (queijo de burra) requer conhecimento e muita atenção. Não é fácil produzir algo que outros não conseguem. Pela sua composição, o queijo é uma essência, é muito forte. Cerca de 50 gramas são suficientes para até dez pessoas», explicou sobre o produto, que é conservado durante seis meses.
Esse queijo é vendido em pacotes de 50 gramas, que custam entre 50 e 63 euros, dependendo da embalagem, e pode ser adquirido diretamente na fazenda Zasavica ou pela internet.
Por enquanto, Simic não vende mais de quatro quilos do seu queijo por ano e os compradores costumam ser turistas estrangeiros que passam pela reserva natural.
Simic espera que as autoridades sérvias incluam logo o leite de burra na lista de produtos lácteos de livre comercialização, para assim produzir e vender em maior escala.
«Já temos encomendas da Rússia, da Itália e de outras partes do mundo», declarou o responsável pela fazenda, cuja capacidade de produção é de aproximadamente 50 quilos de queijo de burra por ano.
Embora a ideia de elaborar queijo de burra seja mais recente, Simic trabalha com o leite desse animal desde 2006, quando criou em Zasavica a primeira fazenda de «burras leiteiras» dos Balcãs.
Inicialmente, esse leite foi utilizado na produção de sabão, licor e cremes rejuvenescedores. O resultado desses produtos é tão positivo que «transforma as avós em moças», segundo Simic.
De acordo com o diretor da reserva, Cleópatra, a última rainha do Egito, se banhava em leite de burra para manter a pele jovem, como «um milagre da natureza, um produto incrível, precioso».
O leite de burra é bastante similar ao humano, tanto pela composição como pelo sabor, e pode ser consumido sem ferver, já que não contém bactérias. Além disso, esse leite tem 60 vezes mais vitamina C que o de vaca, é rico em vitaminas B, D12 e E, em minerais e proteínas.
A lista de propriedades é longa: reforça a imunidade, revitaliza o organismo e funciona como remédio para a bronquite e para a asma infantil, de acordo com Simic.
www.terra.com.br/vida-e-estilo/culinaria/com-leite-de-burra-queijo-mais-caro-do-mundo-custa-mil-euros-por-quilo,20d5c62b90f0996a88ccb3757675df37khc3jn0c.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas