# Com alta no preço do leite, extrato de vegetal é alternativa

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Feito com grãos, alimento é saúdável, econí´mico e pode ser feito em casa.
Veja abaixo receitas de leite de arroz e de flan e saiba como repor o cálcio.

Com a alta no preço do leite de vaca em todo o paí­s, apontada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq), o ‘leite vegetal’ – feito com grãos – pode ser uma alternativa barata e saudável para o consumidor. A nutricionista de Araraquara (SP) Anne Rocha Faria e Silva ensina a fazer o produto em casa.

O alimento chamado de leite, na verdade, é um extrato de vegetal. “Ele pode ser de grãos, como arroz, aveia e linhaça, ou de oleaginosas, como avelã, amendoim e amíªndoa”, afirmou Anne.

Alguns tipos de leite vegetal tíªm sabor marcante, outros quase não tíªm gosto. “Esse produto é usado por pessoas que são intolerantes ao leite ou que tíªm opção de vida de não se alimentar com alimentos de origem animal”, explicou a nutricionista.

Outra vantagem é que o leite vegetal tem um custo inferior ao leite de vaca. Enquanto o tradicional custa, em média, R$ 2,50 o litro, o extrato de vegetal pode ser feito a R$ 0,30 o litro.

Reposição de cálcio
A composição do extrato de vegetal é diferente do leite de vaca. O primeiro tem carboidrato, gordura semelhante ao leite semidesnatado e proteí­na em menor quantidade do que é encontrado no leite de vaca.

Desta forma, a nutricionista Marina Macedo alerta sobre a importí¢ncia de repor o cálcio na alimentação. “O leite de soja, que é outro substitutivo do leite de vaca, por exemplo, vai suprir a parte proteica, mas não vai suprir o cálcio que deve ser consumido ao longo dia, tanto no almoço, quanto no jantar, na couve-flor e nos vegetais folhosos”, afirmou.
http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2013/08/com-alta-no-preco-do-leite-extrato-de-vegetal-e-alternativa-diz-nutricionista.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas