Cientistas criaram um leite de vaca com mais cálcio e menos lactose

Leite enriquecido – Pesquisadores do Conicet-Rosario apresentaram um leite de vaca rico em cálcio e com lactose reduzida, um alimento ideal para a maior parte da população.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Leite enriquecido – Pesquisadores do Conicet-Rosario apresentaram um leite de vaca rico em cálcio e com lactose reduzida, um alimento ideal para a maior parte da população. O fizeram através de um método que se baseia em casca de ovo e do kéfir, um conjunto de microorganismos similar ao iogurte originário do Cáucaso, que é milenar e se consome majoritariamente na Ásia.
“Um adulto precisa ingerir, diariamente, o equivalente em cálcio ao conteúdo de um litro de leite. Mas, nem todos consomem esta quantidade, porque na idade adulta se perde o hábito de consumir lácteos, principal fonte de cálcio, somado a que algumas pessoas são intolerantes à lactose e tendem a evitá-los”, explicou à Agência Télam, Alfredo Rigalli, diretor do Laboratório de Biologia Óssea da Faculdade de Ciências Médicas da Universidad Nacional de Rosario (UNR). Por isso, o pesquisador recorreu a “uma técnica doméstica” para provar em pessoas. “Foram feitas testes em voluntários, entre 15 e 20 pessoas sãs que trabalhavam no nosso próprio laboratório. Foram comparadas a urina dos voluntários que beberam leite sem tratar por um dia, com outros que durante o mesmo período, tomaram a bebida preparada com kéfir e casca de ovo”. Dessa maneira, comprovou que “o corpo incorpora uma maior quantidade de cálcio com a segunda opção”. “O resultado animou o laboratório: Desenvolver coisas que sejam aplicáveis, de baixo custo e bom resultado”, destacou Rigalli, contando ainda que junto com a sua equipe de pesquisa já vinha experimentando a casca de ovo como fonte de cálcio para a alimentação. “Mas, para enriquecer o leite não era útil, porque é muito difícil de dissolver. Então, o kéfir foi a solução”, acrescentou.
“Estes microorganismos consomem a lactose do leite produzindo o ácido láctico que por sua vez tem a capacidade de dissolver a casca do ovo, fazendo com que o cálcio passe para a bebida. Com este tratamento se conseguiu reduzir a lactose em 50%, e elevar o cálcio em outros 50%. Obtivemos assim um leite enriquecido com cálcio mediante um método natural e econômico, porque para isso utilizamos a casca de ovo”, finalizou.
http://terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=12149:cientistas-criaram-um-leite-de-vaca-com-mais-calcio-e-menos-lactose

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas