Chuvas: agronegócio gaúcho é impactado e produção de leite já registra queda de 10%.

Chuvas:Com mais de 170 cidades atingidas pelas chuvas no Estado, o agronegócio gaúcho vêm contabilizando, nos últimos dias, prejuízos recorrentes em função do mau tempo.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Chuvas: Com mais de 170 cidades atingidas pelas chuvas no Estado, o agronegócio gaúcho vêm contabilizando, nos últimos dias, prejuízos recorrentes em função do mau tempo. Entre os setores mais afetados está a produção de lácteos. Com produção mensal de 12,5 milhões de litros de leite, a cadeia leiteira já contabiliza uma queda de 10% neste mês, segundo o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat-RS).
Conforme o secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, as culturas mais afetadas pela grande quantidade de chuvas foram as pastagens e, consequentemente, a produção de leite. “Os prejuízos, realmente, são de grande monta. O leite hoje é o setor mais atingido fortemente porque ele tem que ser retirado diariamente das propriedades. Sem contar a queda na produção, porque em função de um período longo de chuvas as pastagens foram detonadas”, frisa.
Em Veranópolis, os prejuízos podem chegar a R$ 1 milhão devido aos estragos causados pela queda de granizo na zona rural da cidade. Diversos aviários, chiqueiros e estradas vicinais foram danificados.
Neste sábado, o total de municípios em situação de emergência no Rio Grande do Sul subiu para 95. As cidades com danos ocasionados pelo mau tempo chegam a 173. Nesta manhã, o governador em exercício, José Paulo Cairoli, e o comando da Defesa Civil estão sobrevoando os locais mais afetados pela chuva, como São Jerônimo e São Sebastião do Caí. O número de pessoas fora de casa já passa de 11,6 mil, podendo ser ainda maior, já que a Defesa Civil de São Sebastião do Caí apontou 1.378 pessoas em abrigos ou residências de conhecidos em decorrência de inundações e do vendaval.
Entre as cidades mais atingidas, Uruguaiana, Itaqui e São Borja, na Fronteira Oeste, ainda sofrem com a enchente do rio Uruguai. Conforme a medição mais recente, o nível subiu alguns milímetros em São Borja e Itaqui e ficou estável em Uruguaiana.
Ministro visita RS
O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, visita o Rio Grande do Sul na segunda-feira para avaliar a situação das cidades atingidas pelo mau tempo. Ele vai estar acompanhado do secretário nacional da Defesa Civil, coronel Renato Newton Ramlow, e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Osmar Terra. A comitiva vai realizar um sobrevoo em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Em Porto Alegre, Barbalho vai se reunir com o governador José Ivo Sartori.
Mortes
A Defesa Civil Estadual também cita quatro óbitos desde o início da sequência de chuvas, em maio. As mortes foram registradas em Caraá, Jaboticaba, Caxias do Sul e Liberato Salzano. Uma mulher segue desaparecida em Porto Alegre.
http://felipevieira.com.br/site/chuvas-agronegocio-gaucho-e-impactado-e-producao-de-leite-ja-registra-queda-de-10-mais-de-170-cidades-foram-atingidas-pelos-temporais-no-estado-por-lucas-rivasradio-guaiba/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas