“Cerca de 350 milhões circulam anualmente em torno da Indústria de Laticínios Davaca”

Laticínios Davaca A empresa assimila 420 mil litros de leite diariamente e por isso sua bacia de captação é ampla, comportando produtores do extremo sul, sul e sudoeste da Bahia e também do nordeste de Minas Gerais
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A empresa assimila 420 mil litros de leite diariamente e por isso sua bacia de captação é ampla, comportando produtores do extremo sul, sul e sudoeste da Bahia e também do nordeste de Minas Gerais
O secretário de Agricultura de Teixeira de Freitas, Dorí Neves; o diretor-presidente da Agroindústria Davaca, Lutz Viana, e o presidente da COOPMISTA, Artur Teixeira, no café da manhã realizado pela empresa de laticínios.

Pecuaristas da área leiteira de toda região se reuniram na manhã de hoje (20/6) para o tradicional ‘Café  com os Produtores’ realizado pela diretoria da indústria de laticínios Davaca. De acordo com o diretor-presidente da agroindústria, Lutz Viana Rodrigues, o mês de junho foi escolhido porque é significativo para os produtores já que a manifestação cultural denominada de Festa Junina, em sua essência, representa, tanto os produtores como os trabalhadores rurais. Além disso, configura-se como uma oportunidade para a empresa interagir com os produtores e eles interagirem entre si, tornando o evento não só prazeroso como rico de experiências.
Além de pecuaristas do Extremo Sul da Bahia, o Café da Manhã reuniu produtores de outras regiões do estado e, também, das cidades mineiras de Carlos Chagas, Teófilo Otoni, Águas Formosas e Machacalis. A empresa assimila 420 mil litros de leite diariamente e, por isso, sua bacia de captação é ampla, comportando produtores do extremo sul, sul e sudoeste da Bahia e, também, do nordeste de Minas Gerais. 70% da matéria-prima é recolhida da Bahia e 30% de Minas Gerais. O leite que é produzido em regiões mais distantes é transportado diariamente através de carretas. No sudoeste do Estado, por exemplo, 14 municípios geram 52 mil litros de leite diariamente, que são direcionados para um posto de leite localizado em Itororó, cidade estratégica da região, para serem transladados para o laticínio. Dos 420 mil litros de leite captados pela empresa, 250 mil são gerados pelo Extremo Sul da Bahia.
Ainda, de acordo com Lutz, a pecuária leiteira é um forte agente fixador do homem no campo, pois gera receita mensal para as famílias, fato que não acontece com a maioria das culturas, como, por exemplo, a pecuária de corte, mandioca, eucalipto, cana-de-açúcar, entre outras.
“O leite vem complementar as atividades econômicas, trazendo esta receita mensal que ajuda a sustentar os outros negócios. A atividade leiteira, talvez, seja a atividade que, em nossa região, gere mais emprego. O leite movimenta um volume de recursos muito alto durante todo o ano e com uma liquidez mensal. Nós estamos falando de 250 a 300 milhões de reais circulando anualmente em torno da Laticínios Davaca”, comentou o empresário.
A Davaca produz 32 itens, entre eles, a mussarela, manteiga, queijo prado e requeijão cremoso, que são distribuídos em cerca de 60% no mercado baiano e a meta da empresa é distribuir para toda a Bahia. Também são distribuídos  nos estados que ficam entre a Bahia e Rio Grande do Norte, na região Nordeste do Brasil. No Sudeste do país, a distribuição está sendo trabalhada nos Estados do Espírito Santo e São Paulo.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas