Castrolanda amplia produção de cavaco para atender demanda interna

Solução encontrada foi a aquisição de uma máquina da Vermeer, com a qual será possível triplicar a geração do produto de madeira
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Apesar da situação econômica do País, que requer adequações no orçamento, corte de custos e revisão de planos, a Castrolanda teve a necessidade de implantar um novo projeto para atender a própria demanda de energia. Isso foi motivado por uma série de fatores, como a expansão de sua produção.
Atualmente, a Castrolanda possui unidades de negócios divididas no setor de Operações, focado nas atividades agrícola, carnes, leite, batata e feijão, e no segmento Industrial, com carnes, leite, batata e cerveja. O faturamento da cooperativa, que possui 877 cooperados e 3.153 colaboradores, foi de R$ 2,9 bilhões no ano passado.
Em função de todo este contexto, era necessário aumentar a matéria-prima energética para atender a demanda da própria empresa com o objetivo de mudar a fonte energética de caldeiras e fornalhas em algumas de suas unidades, de lenha para cavaco. Para isso, foi realizado um estudo para verificar a melhor solução. A saída encontrada foi a aquisição da máquina WC 2500 XL da Vermeer. De acordo com o engenheiro florestal da cooperativa, Gilvan Plodowski, a Castrolanda conta com uma área florestal para a produção de biomassa, especificamente o cavaco com madeira de eucalipto.
«Fizemos este projeto e inserimos a máquina da Vermeer. Ao final da análise, decidimos por comprar o equipamento. Esta foi a nossa primeira aquisição junto à Vermeer», explica o engenheiro florestal. Ele conheceu a marca durante visitas em outras empresas.
A operação da WC 2500 XL começou em junho de 2018 e, até o momento, foi possível verificar um desempenho acima do esperado inicialmente. «Tínhamos uma estimativa de custo de produção e já identificados um custo abaixo do previsto, já é um bom sinal», opina Plodowski.
Anteriormente, a Castrolanda possuía uma produção de 20 a 25 toneladas de cavaco por hora; com a máquina da Vermeer, «a produção saltou para 70 toneladas por hora. «Isso significa que, para produzir a mesma quantidade anterior de cavaco, agora levamos 22 minutos. Ganhamos tempo e eficiência. Isso impacta em toda a cadeia de produção», salienta o engenheiro  florestal. «Foi um bom ponta pé inicial nesta parceria com a Vermeer», finaliza.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas