Capim vaquero, propagação por sementes reduz custo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Com uma produção que pode atingir 20 ton/ha/ano e um teor de proteína em torno de 17%, o capim vaquero está cada vez mais sendo procurado por produtores que querem garantir resultados dando retorno ao seu investimento.
Indicado para diversas espécies como equinos, bovinos, ovinos e caprinos, essa forrageira desenvolvida nos Estados Unidos tem sido utilizada para cavalos de raça, bovinos de elite e demais criações que exigem alto desempenho.
Com adequados teores nutricionais e agradável palatabilidade, a gramínea está entre as espécies tropicais com alto potencial de produção de leite, podendo gerar, segundo Vilela (1998), produção de mais de 40 Kg/ha/dia de leite.
Inúmeras são as dificuldades que cercam o plantio e trazem prejuízo ao produtor, gerando mais gastos e atrapalhando o lucro esperado. O modo como à semente é plantada, o tipo de solo e até mesmo pragas e doenças podem atrapalhar o sucesso de sua pastagem.
Os prejuízos com o ataque de plantas daninhas são ocasionados, pelo uso de apenas uma espécie ou variedade de forrageira na área cultivada, elevando a quantidade do uso de produtos químicos no solo, diminuindo assim a produção de alimento oferecido.
Todo esse cenário de dificuldades e prejuízos acontece. Por essa razão, a pastagem deve ser tratada como um cultivo agrícola (Milho, soja, etc).
No entanto os pecuaristas não encaram dessa forma, muitos acreditam que variedades como as Brachiarias e Panicuns, por exemplo, aguentam qualquer tipo de situação de solo e clima, que a semeadura pode ser feita de qualquer forma, e que não há necessidade de reposição de nutrientes no solo. Um erro que pode custar todo o investimento da compra de sementes.
Apesar de existirem muitas variedades de forrageiras no mercado, deve-se procurar aquelas com características como: melhor resistência à seca, melhor tolerância à cigarrinha das pastagens e capacidade de engorda.
O capim vaquero é uma variedade muito buscada no Brasil, essa variedade nada mais é do que um Cynodon, reconhecido mundialmente como uma das melhores forragens existentes.
É uma pastagem que possui um ciclo de rotação de 28 dias, possui alta palatabilidade, alto poder de cobrir o solo e rebrote, e alto valor nutritivo.
O capim vaquero é uma mistura de dois cultivares originalmente comercializados como grama para jardins, e um cultivar próprio para produção de forragem. Pertecente ao gênero Cynodon, mesmo dos tiftons, o capim vaquero é uma variedade muito buscada dada aos seus bons teores de proteína e boa produção de forragem.
Por se tratar de uma planta de pleno sol, não suporta sombreamento qualquer.
É excelente para produção de feno por apresentar folhas finas e alta velocidade de secagem, além de percentual de Nutrientes Digestíveis Totais maior que 60%.
Essa espécie requer solos com pH neutro ou maior que 6, exigência de Nitrogênio e Potássio, uma vez não havendo reposição, levam a decadência da pastagem. Assim como o erro no manejo, por falta de informação.
Acredita-se que o pasto de capim Vaquero dura de 3 a 4 anos, mas isso não é verdade.
Existem pecuaristas com pastagens dessa espécie com mais de 10 anos, com total produção. Isso porque tratam com maior rigor o solo, corrigindo, preparando e fertilizando-o, procurando utilizar uma semente de qualidade e atentando para o processo de semeadura.
https://www.terra.com.br/noticias/dino/capim-vaquero-propagacao-por-sementes-reduz-custo,2f86914e7a8aeaace8c3b9ca8d77e847jtomjdho.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas