Brasil importou quase o dobro de leite em novembro, diz Fetag-RS

Futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina prometeu que suspenderá as compras do Mercosul; setor pensa em soluções paliativas neste meio tempo
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina prometeu que suspenderá as compras do Mercosul; setor pensa em soluções paliativas neste meio tempo

A importação de lácteos quase dobrou nos meses de outubro e novembro deste ano quando comparados ao mesmo período de 2017, aponta levantamento da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS). A entidade questiona a demanda, garantindo que há produto disponível no mercado interno.
A indústria, por sua vez, alega que as compras são feitas com base no preço mais atrativo. “Nós nos deparamos com essa situação: como fazemos para continuar vendendo sendo que o produto nosso interno para produzir esse pó é mais alto?”, questiona o diretor executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat), Darlan Palharini.
Após a futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, prometer que vai suspender a importação de leite do Mercosul, entidades e produtores se reuniram para pensar em ações que podem salvar o setor de uma das piores crises da história.

“Pedimos três coisas para a ministra: suspender as importações, fazer compras ou escoar daqui para a outro local, e um desconto de 30% nas parcelas de financiamentos dos agricultores, que constam como receita para fazer o pagamento do leite”, explica o presidente da Fetag-RS, Joel da Silva.
A expectativa é de que a pasta do Desenvolvimento Social dê suporte à Federação da Agricultura Familiar do estado para dar andamento a possível compra governamental. “A única atitude que tivemos do ano passado para este foi do ministério, que fez uma compra pequena, mas importante, e ele pode nos salvar agora nesse momento também”, declara Silva.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas