Bovinos: amilase na alimentação melhora o desempenho do gado

Bovinos Uso de aditivos na dieta animal gera leite e carne de melhor qualidade, além de promover economia com ração.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Uso de aditivos na dieta animal gera leite e carne de melhor qualidade, além de promover economia com ração
Por Naiara Araújo (naiara@sfarming.com.br)
Mesmo aquele pecuarista que conhece o rebanho como ninguém tem algo para melhorar no manejo da fazenda. Alguns detalhes microscópicos podem fazer a diferença na rotina da fazenda e refletir no bolso do produtor. Novas fórmulas chegam o mercado com o objetivo de aprimorar a nutrição bovina e resolver gargalos que o produtor nem sabia que existiam.
A amilase exógena é um bom exemplo disso, uma enzima capaz de melhorar a degradação do amido ingerido pelos animais. Disponível no Brasil há dois anos, agora o aditivo começa a se popularizar. Segundo os especialistas, com a aplicação de um pequeno volume da enzima na ração, é possível melhorar a digestibilidade de bovinos de corte e de leite. “O produtor precisa fazer um custo de conversão, conversar com o nutricionista, avaliar o custo e acreditar nas pesquisas”, diz o professor Marcos Neves Pereira, da Universidade Federal de Lavras.
Entenda a digestão de amido
O milho utilizado para a produção de silagem no Brasil é duro. Mesmo com cuidados na moagem, no tratamento térmico e na ensilagem, os animais ainda têm dificuldade para digerir o alimento e absorver o amido contido no milho. “O produtor de milho não quer saber se você precisa fazer leite depois, esse é um problema para o pecuarista”, diz Pereira.
Por esse motivo, há perda de nutrientes, ou seja, a perda fecal de amido é um problema comum nas fazendas brasileiras e os pecuaristas buscam melhorar o aproveitamento da ração animal.
Segundo Pereira, em uma dieta para gado de leite com até 30% de amido, o ideal é ter apenas 5% de amido nas fezes. Isso significa que 95% do amido presente na alimentação do animal foi digerido. Esse resultado pode ser alcançado com algumas modificações na dieta e, também, com o uso de enzimas exógenas, como a amilase.
A depender do manejo, a digestibilidade pode variar de 70% a 100% do amido consumido. Por meio do exame de fezes, avalie a quantidade de amido excretado pelo animal. Para avaliar se a média na fazenda é adequada, saiba como calcular a disgestibilidade aparente no trato digestivo total (DamidoTT): DamidoTT = [(amido consumido – amido excretado nas fezes) / amido consumido] x 100.
Conversão alimentar
Segundo Pereira, um dos principais ganhos que a adição de amilase pode trazer é o ganho com conversão alimentar, já que com a melhora na digestibilidade os animais devem comer menos. “Se eu estiver produzindo a mesma quantidade de leite, com a vaca comendo menos, eu ganho mais”, explica o professor da UFLA.
A adição de amilase na dieta é uma prática sutil e que gera bons resultados para o pecuarista que deseja intensificar a produção. Após um experimento em um rebanho em lactação, o professor da UFLA conta que foi possível observar aumento nos níveis de proteína e queda de gordura no leite produzido, o que gera maior retorno financeiro para o produtor.
Quando utilizar a enzima?
O objetivo da enzima não é fazer milagre, já que depende de outros fatores ligados à dieta, como, por exemplo, a moagem e a ensilagem. Além disso, esse tipo de tecnologia só vai trazer benefícios para quem tem um alto nível de conhecimento sobre a alimentação e o retorno do rebanho. “Quando você tem um amido mais resistente você pode tentar a amilase”, diz Pereira.
O uso do aditivo pode ser usado em qualquer rebanho, mas vale a pena investir nesse produto quando o índice de digestibilidade é baixo. Nos Estados Unidos, por exemplo, mesmo com um milho farináceo, essa enzima é usada em situações especiais. Pereira explica que o produtor americano só usa o aditivo quando o milho tem menos qualidade.
http://sfagro.uol.com.br/bovinos-amilase-na-alimentacao-melhora-o-desempenho-gado/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas