Ben & Jerry's assina "Programa Leite com Dignidade" para melhorar condições de trabalho dos produtores

A Ben & Jerry's concordou em implementar o Programa Milk with Dignity (Programa Leite com Dignidade), um plano plurianual criado pela Migrant Justice em 2014, que visa melhorar as condições de trabalho dos produtores de leite que fornecem o leite para a fabricante de sorvete.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Ben & Jerry’s concordou em implementar o Programa Milk with Dignity (Programa Leite com Dignidade), um plano plurianual criado pela Migrant Justice em 2014, que visa melhorar as condições de trabalho dos produtores de leite que fornecem o leite para a fabricante de sorvete. A Ben & Jerry’s é a primeira empresa a assinar o acordo, segundo a Migrant Justice, que pretende expandir o programa.
A Ben & Jerry’s originalmente concordou em se juntar ao programa em 2015, mas levou alguns anos para os dois lados finalizarem os termos e os detalhes, o que levou a vários protestos no início deste ano de trabalhadores agrícolas que exigiram melhores condições de pagamento e trabalho.
A fabricante de sorvete com sede em Vermont disse que começará o plano este outono com o objetivo de finalmente obter 100% de seu leite através do programa. A Ben & Jerry’s emprega de 1.200 a 1.500 trabalhadores de fazendas leiteiras nas fazendas St. Albans Cooperative, de onde obtém toda sua matéria-prima.
«Reconhecemos os muitos desafios enfrentados hoje pelos produtores de leite de Vermont e precisamos fazer o que podemos – coletivamente – para apoiar os produtores a avançar. Não podemos fazer isso sem eles «, disse o CEO da Ben & Jerry, Jostein Solheim.
Fora da loja principal da Ben & Jerry’s em Vermont, o organizador dos produtores rurais e ex-trabalhador do setor leiteiro, Enrique Balcazar, disse: «Agradecemos que a Ben & Jerry’s tenha assumido um papel de liderança para obter o leite de uma forma que melhore as condições de trabalho e de instalações nas fazendas leiteiras».
ben & jerry´s
Termos do programa

No âmbito do programa recém-implementado, a fabricante de sorvete pagará um prêmio por seus ingredientes lácteos aos produtores de leite que concordaram em cumprir com o Código de Conduta de Leite com Dignidade.
Os principais componentes do Código de Conduta do MD afirmam que as fazendas participantes devem fornecer salários e horários dignos que paguem a todos os trabalhadores qualificados, pelo menos, o salário mínimo vigente, além de um bônus do prêmio pago aos produtores, bem como o tempo de descanso e lazer durante o dia de trabalho e cinco dias de férias pagos. As fazendas participantes também devem fornecer «habitação digna», juntamente com locais de trabalho saudáveis e seguros, de acordo com a Migrant Justice.
O prêmio pago aos produtores ajudará a compensar a conformidade das fazendas leiteiras com o código de conduta e no programa, a conformidade na fazenda é alcançada através de uma abordagem de parceria e resolução de problemas entre os produtores, trabalhadores agrícolas e o Conselho de Padrões de Leite com Dignidade (MDSC). Este, é independente, sem fins lucrativos e trabalha com produtores e trabalhadores agrícolas para alcançar o cumprimento de padrões de trabalho no Código de Conformidade do Programa Leite com Dignidade.
André Lopes, Diretor da Ben & Jerry’s no Brasil, será um dos palestrantes do Dairy Vision 2017, um dos principais eventos mundiais da cadeia do leite no mundo, e que ocorrerá em Curitiba, entre 30 de novembro e 01 de dezembro.
Além dos debates de alto nível – característica marcante do evento e amplamente elogiada nas edições anteriores – o Dairy Vision proporcionará diversos momentos para networking, como os espaços empresariais, jantar de confraternização, almoços e diversos breaks. Será o melhor evento já realizado para o setor lácteo no Brasil. Conheça a programação completa clicando aqui

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas