Bebida nutritiva feita com soro de leite é desenvolvida por pesquisadores mineiros

Bebida nutritiva - Para aproveitar o soro do leite, que é descartado, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), com apoio da Fundação de Amparo
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Para aproveitar o soro do leite, que é descartado, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), criaram um projeto que aproveita os diferentes tipos desses soros para a elaboração de bebidas lácteas.
De acordo com coordenador do projeto, Junio Cesar de Paula, a ideia da pesquisa surgiu pelo fato das pessoas não consumirem a quantidade recomendada de lácteos.
Por outro lado, segundo ele, é cada vez maior a utilização de tecnologias geradoras de soro desproteinado, que é o último da indústria de laticínios e que são produzidos e descartados em milhões de litros no Brasil.
“Nesse soro, a lactose, o cálcio, outros sais minerais e as vitaminas ainda permanecem conferindo considerável valor nutricional”, afirma, ressaltando que, no entanto, o aproveitamento dele na indústria esbarra na indisponibilidade de subsídios científicos.
A pesquisa realizada observou que, entre as diversas formas de utilização do soro de leite, a elaboração de bebidas lácteas constitui uma das alternativas mais simples e atrativas para o seu aproveitamento. Isso porque atualmente existe grande possibilidade de uso de equipamentos previamente disponíveis nas indústrias para tal procedimento.
“Esses produtos, por serem de baixo custo e nutritivos, podem incentivar o consumo de lácteos, melhorando a nutrição das pessoas, além de reduzir problemas ambientais”, garante.
A bebida foi apresentada na última edição do Inova Minas, realizado no ano passado, em Belo Horizonte. Na ocasião, cerca de 300 pessoas degustaram o produto possibilitando um feedback aos pesquisadores.
http://hojeemdia.com.br/horizontes/bebida-nutritiva-feita-com-soro-de-leite-%C3%A9-desenvolvida-por-pesquisadores-mineiros-1.588713

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas