Atividade econômica cresceu 0,9% no 1º trimestre, diz Serasa; agropecuária é destaque

A atividade econômica brasileira cresceu 0,9% no primeiro trimestre deste ano, ante o quarto trimestre de 2016, feitos os ajustes sazonais, nos cálculos da Serasa Experian.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Atividade econômica cresceu 0,9% no 1º trimestre, diz Serasa; agropecuária é destaque
A atividade econômica brasileira cresceu 0,9% no primeiro trimestre deste ano, ante o quarto trimestre de 2016, feitos os ajustes sazonais, nos cálculos da Serasa Experian. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve queda de 0,5%. Apenas em março, a atividade caiu 0,3%, após alta de 0,2% em fevereiro e de 0,7% em janeiro, na série dessazonalizada. Ante março de 2016, a queda foi de 0,2%. Em 12 meses, o recuo de 2,8% até fevereiro desacelerou a 2,4% até março.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o dado oficial do Produto Interno Bruto (PIB) do país daqui a duas semanas, no dia 1º de junho. Para a Serasa, a retomada da confiança de consumidores e empresários, a melhora na condução da política econômica, os recuos da inflação e da taxa de juros, aliados aos bons resultados da agropecuária e das exportações, contribuíram para a alta da atividade no primeiro trimestre.
Pelo lado da oferta agregada, a agropecuária foi o grande destaque positivo, crescendo 10,8% em relação ao último trimestre de 2016, feito o ajuste sazonal. O setor de serviços teve alta de 0,3% no período, enquanto o setor industrial recuou 1,1%.
No primeiro trimestre, ante o quarto, quase todos os componentes da demanda agregada aumentaram. As exportações foram o destaque com alta de 11,2% neste critério de comparação. Os investimentos cresceram 1,3% e o consumo das famílias subiu 0,3%. Por outro lado, os gastos do governo recuaram 0,6%. Já as importações, que entram com sinal negativo no PIB, avançaram 5,3% no primeiro trimestre de 2017.
Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, a agropecuária cresceu 13,7%, mas a indústria (-3,6%) e os serviços (-1,5%) recuaram. No lado da demanda, houve queda no consumo das famílias (-2,4%), do governo (-1,3%), e na formação bruta de capital fixo, ou investimentos (-2,1%). As exportações cresceram 4,7% e as importações aumentaram 9,7%.
Fonte: Valor Econômico.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas