Atalaia ganhará fôlego econômico com reativação da antiga Usina Uruba

Reabertura da usina deverá manter e gerar novos empregos na região
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O desenvolvimento econômico no município de Atalaia vai ganhar força e deve crescer com a reativação da antiga Usina Uruba, reaberta nesta sexta-feira, 5. A usina foi arrendada pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Vale de Satuba (Coopervales), e atualmente é chamada de Copervales Agroindústria.

Em seu pronunciamento, o governador Renan Filho afirmou aos trabalhadores da usina, que o Governo do Estado vai fazer o que puder para que a empresa possa avançar. Ele frisou que o Estado tem feito o possível para o avanço da usina. “Agora vamos viabilizar condição, para que a fumaça que sairá das caldeiras dessa usina percorra o Estado para avisar que o desenvolvimento voltou ao município de Atalaia”, frisou o chefe do Poder Executivo estadual.

Renan Filho destacou que o efeito da reabertura da usina é muito grande. Segundo ele, além de garantir o fôlego ao setor econômico, o Governo de Alagoas conseguiu manter os empregos na região e a possibilidade de gerar empregos em todos os municípios da região.

“Por isso prefeitos e representantes das cidades vizinhas estiveram presentes na solenidade de reativação da usina, que inicialmente vai moer 600 mil toneladas, e isso significa a produção para uma série de municípios na região. É uma grande iniciativa pra Atalaia, mas é, sobretudo, uma grande iniciativa para Alagoas”, explicou o governador.

Renan Filho também destacou que pretende levar adiante o sistema cooperativista no Estado, para que seja utilizado com produtores de outras regiões, porque já acumula experiências de sucesso em diferentes regiões em Alagoas. Ele esclarece que Alagoas já conta com outros modelos desse novo investimento, que dá exemplo para o Brasil e o mundo, fortalecendo e dando condições de caminhar adiante.

“Temos a cooperativa Pindorama, que produz fruta e que tem uma indústria de produção de açúcar, localizada no município de Coruripe, também temos a CPLA [cooperativa dos Produtores de Leite em Alagoas], em Batalha, região da Bacia Leiteira do Estado, que faliu, porque só tinha os grandes produtores, mas que depois ressurgiu no sistema de cooperativa e atualmente tem 20 mil pequenos produtores de leite em Alagoas, e só o Estado compra 80 mil litros de leite por dia, garantindo um preço mínimo, impedindo que os grandes determinem o preço do leite e massacrem o pequeno produtor do campo”, explicou.

Ainda exemplificando os modelos do sistema em Alagoas, ele também citou a cooperativa de agricultores em Santana do Mundaú, que produz tubérculos e frutas, especialmente a laranja lima, que garante na pequena propriedade a empregabilidade do seu povo, dando exemplo para o Brasil e para o mundo.

“É nisso que eu acredito na antiga Usina Uruba, que a cooperativa dos produtores de cana-de-açúcar dê exemplo para Alagoas, de que uma usina pode ressurgir das cinzas, pode cumprir um grande papel, pode gerar emprego na indústria e no campo, oferecendo oportunidade para as pessoas”, ressaltou o governador do Estado.
http://www.tribunahoje.com/noticia/160224/economia/2015/11/06/atalaia-ganhara-folego-economico-com-reativaco-da-antiga-usina-uruba.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas