Após desastre, até produção de leite no Vale do Rio Doce tem queda de 10%

Milhares de produtores de leite dos 102 municípios que compõem a região mineira do Vale do Rio Doce, sobretudo os proprietários que criam o gado à beira do rio que atravessa a região, os chamados "ribeirinhos", reduziram a produção por conta da lama que tomou a calha do rio Doce, após o desastre das barragens da mineradora Samarco, em Mariana (MG), no último dia 5.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Milhares de produtores de leite dos 102 municípios que compõem a região mineira do Vale do Rio Doce, sobretudo os proprietários que criam o gado à beira do rio que atravessa a região, os chamados «ribeirinhos», reduziram a produção por conta da lama que tomou a calha do rio Doce, após o desastre das barragens da mineradora Samarco, em Mariana (MG), no último dia 5.

A estimativa da Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Doce, que reúne 1,5 mil produtores de leite, é de que a produção média de 2,5 milhões de litros de leite por dia tenha tido uma retração em torno de 10%, com os produtores deixando de produzir algo próximo de 250 mil litros de leite por dia.

«Em média, a produção de leite na região está cerca de 10% menor. O problema é que essa queda, na maior parte, é de ribeirinhos, que dependem do rio Doce para o gado beber água e fazer a captação para a irrigação do sorgo e milho, os principais alimentos do rebanho», afirma o presidente da Cooperativa Guilherme Olinto Resende.

«Alguns simplesmente pararam de tirar o leite. Perderam tudo», afirma Resende. O produtor explica que ainda não há um balanço do número de animais que morreram na tragédia. «Não foram muitos animais mortos. Mas, agora que a flora e a fauna do rio acabaram, como será o futuro?»

A Cooperativa do Vale do Rio Doce parou por três dias, após o acidente, e teve de suspender a produção diária de 60 mil litros de lácteos, achocolatados e cremes, para disponibilizar a água utilizadas nessas linhas para a população de Governador Valadares (MG), que ficou sem abastecimento de água captada no rio Doce.

«Não é brincadeira. Como são embalagens de 200 ml, deixamos de produzir algo em torno de 3 milhões de unidades desses produtos», afirma o presidente da cooperativa.

O presidente do Sindicato Rural de Governador Valadares (MG), Afonso Bretas, também diz que ainda não há como estimar a perda da produção e de dinheiro. «Os produtores, principalmente os ribeirinhos, estão sendo mais afetados com relação ao animais, que não podem usar a água do rio», diz Bretas.

Ele lembra que os produtores que dependem do uso da água para irrigação, principalmente os que têm pivô central e plantio programado sequencialmente, estão no prejuízo. «Ninguém trabalha sem água. Todos são afetados. O prejuízo será grande», afirmou.
Tratamento diferenciado

Nesta sexta-feira (20), o IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) disse que vai dar tratamento diferenciado aos produtores rurais atingidos pelo rompimento da barragem, possibilitando o completo recadastramento do rebanho bovino para quantificar as perdas por morte de animais, além de auxiliar também na comprovação da vacinação contra febre aftosa do gado.

O IMA informou ainda que vai disponibilizar o cadastro com dados oficiais dos produtores da região atingida, para definir o cenário anterior, o que vai contribuir com a definição de políticas públicas de atendimento aos produtores rurais da região, de acordo com o órgão.

«Será disponibilizado a cada produtor um histórico completo de seu rebanho e movimentações, em documento oficial denominado Ficha Sanitária, que é a comprovação aceita por instituições financeiras para análise de solicitações de empréstimos e financiamentos, como no caso do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar)», informa o órgão.
Dificuldades à vista

Os produtores rurais nos municípios no entorno da bacia hidrográfica do rio Doce vão ter enormes dificuldades para manter a produção agrícola e pecuária com a atual situação da água do rio.

A avaliação é da coordenadora técnica da Faemg (Federação da Agricultura de Minas Gerais), Aline Veloso. Segundo ela, a região é ocupada por proprietários de pequeno porte e agricultura familiar. «São produtores de frutas, verduras e leite, que abastecem o mercado local», diz a coordenadora técnica.

A especialista explica que a produção agrícola e pecuária na extensão dos 90 quilômetros, entre Mariana (MG) e o município de Rio Doce (MG), praticamente acabou com a produção agrícola e pecuária dos municípios de Barra Longa (MG), Ponte Nova (MG), Santa Cruz do Escalvado ( MG), além da própria Mariana e também de Rio Doce, que dependem exclusivamente do rio Doce.

«Não temos números ainda. A coisa ainda está acontecendo, mas nesses municípios que já foram atingidos, os prejuízos ainda incluem imóveis rurais, benfeitorias e animais», afirma Veloso.

Veloso lembra que haverá necessidade de políticas públicas e intervenção estatal para levar ajuda a esses produtores. «Boa parte deles, perdeu tudo. Temos de tentar manter essas pessoas nesses locais, criando condições para que eles possam fazê-lo por um período que não sabemos quanto vai durar».

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/11/23/producao-de-leite-no-vale-do-rio-doce-tem-queda-de-10-apos-desastre.htm

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas