Alta do dólar afeta custos de produção de leite na Zona da Mata

Na Zona da Mata, a alta do dólar foi um dos fatores que fizeram os custos de produção de leite subir.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na região, o preço médio do litro em 2015 foi de R$ 0,90, bem pior que a média de todo o estado, que chegou a R$ 1,03. Ainda segundo a Embrapa, atualmente, 24 mil produtores de leite trabalham na região produzindo 773 milhões de litros do produto. É o pior preço do estado, que produz nove bilhões de litros de leite.

No sítio do produtor Gilmar Guimarães são produzidos 400 litros de leite por dia. Mesmo com 30 anos de experiência no assunto ele precisou vender alguns animais, além de produzir queijo e iogurtes para fechar as contas nos últimos meses. “Se nós damos mais alimentos, elas dão mais leite. Como tivemos que diminuir a comida, elas diminuíram o leite. Em um momento, tivemos que trocar a ração pelo fubá de amendoim, que estava mais em conta”, disse.

Para o engenheiro agrônomo, Lorildo Aldo Stok, tanto o dólar quanto o transporte e até o custo da ração interferiram na produção do leite e no preço, o que pode piorar ainda mais em 2016. “A agregação de valor é uma saída, procurar se especializar no produto também, além de ter uma assistência técnica industrializada”, concluiu.
Fonte: G1.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas