Agropecuária e uso da água são discutidas no Fórum Regional do Governo em Abaeté

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Abaeté sedia o sexto evento da nova etapa dos Fóruns Regionais de Governo nesta quinta-feira (20). Mais de 40 órgãos do Governo do Estado, entre secretarias, instituições, fundações e empresas públicas estaduais, participam das atividades preparadas para 17 municípios do território: Buenópolis, Augusto de Lima, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Inimutaba, Monjolos, Morro da Garça, Presidente Juscelino, Santo Hipólito, Três Marias, Abaeté, Biquinhas, Cedro do Abaeté, Morada Nova de Minas, Paineiras e Pompéu.

Abaeté sedia o sexto evento da nova etapa dos Fóruns Regionais de Governo (Foto: Cristiane Ribeiro)Abaeté sedia o sexto evento da nova etapa dos Fóruns Regionais de Governo (Foto: Cristiane Ribeiro)

Abaeté sedia o sexto evento da nova etapa dos Fóruns Regionais de Governo (Foto: Cristiane Ribeiro)

As ações consideram as especificidades da região, que tem uma importante bacia leiteira e se destaca também na pecuária de corte, fruticultura, indústrias frigoríficas e laticínios. Os produtores de leite, agricultores familiares, sindicatos e associações desses segmentos que forem ao evento terão à disposição serviços dos sistemas estaduais da agricultura e do meio ambiente e poderão conhecer as novidades para o setor.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) oferece materiais e assistência técnica, além de apresentar as tecnologias desenvolvidas. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) vai detalhar as linhas de crédito, investimento e custeio para fornecimento de alimentos para a merenda escolar. Os produtores ainda vão conhecer mais sobre o Portal do Produtor lançado pelo Instituto Mineiro de Agricultura (IMA) e saber como fazer o cadastro.

Um dos assuntos em discussão é o acerto de contas entre Minas e a União, com a participação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O tema se refere às perdas do estado com a Lei Kandir, que desonerou do ICMS os produtos exportados pelos estados. Estima-se que Minas deixou de arrecadar cerca de R$ 135 bilhões. Desse montante, os municípios teriam direito a aproximadamente R$ 33 bilhões, ou seja, 25% do total.

Usos da água

Já os técnicos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) vão tirar dúvidas sobre o sistema online para cadastro de pequenos usos de água. O projeto vai beneficiar, por ano, cerca de 30 mil produtores rurais, que passarão a ter acesso ao cadastro e à regularização de forma eletrônica e gratuita.

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) também vai divulgar o Projeto ASA, com o cadastro de áreas de soltura de animais silvestres, e distribuir mudas de espécies nativas para proprietários rurais e prefeituras.

Outra atividade para os proprietários e posseiros de imóveis rurais é a divulgação da retomada do pagamento do Bolsa Verde pelo Governo do Estado. A região Central tem 30 produtores incluídos no programa do IEF. Esses beneficiários têm o compromisso de conservar uma área de vegetação nativa de 1,2 mil hectares.

Outras ações

No local, os prefeitos e os gestores públicos vão conhecer o Programa de Apoio aos Municípios e ao Desenvolvimento Regional, que prevê a doação de um projeto técnico de engenharia e arquitetura para prefeituras com menos de 100 mil habitantes.

Eles também receberão orientações sobre os convênios de obras públicas e a doação de materiais, como mata-burro, vigas e bueiros metálicos, além de orientação sobre vários outros assuntos, como esporte.

http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/agropecuaria-e-uso-da-agua-sao-discutidas-no-forum-regional-do-governo-em-abaete.ghtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas