Agroindústrias poderão aderir ao Sisbi/Suasa

As agroindústrias de Francisco Beltrão que trabalham com produtos de origem animal poderão comercializar em todo o Brasil através do apoio da Prefeitura.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
As agroindústrias de Francisco Beltrão que trabalham com produtos de origem animal poderão comercializar em todo o Brasil através do apoio da Prefeitura. O processo de adesão aos sistemas nacionais de inspeção Sisbi/Suasa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, poderá ser feito por meio do Consad (Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar).

A novidade, segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Nelcir Basso, permitirá que os produtores se adéquem às regras nacionais de forma mais rápida. “A vantagem é que através do Consad nós conseguimos ter orientação técnica especializada para fazer as adequações necessárias na parte estrutural e processo produtivo das agroindústrias, o que não teríamos se fossemos fazer a adesão diretamente com o Ministério da Agricultura”, comenta.

Francisco Beltrão passou a integrar o Consad no final do ano passado e, desde então, vem desenvolvendo um trabalho de melhoria da produção agroindustrial em estabelecimentos de pequeno e médio porte. Atualmente, são 27 agroindústrias no município que trabalham com o abate de aves, suínos, bovinos e peixe, além de ovos e leite.

A ideia é que a melhoria na qualidade do processo de produção nestes locais possa ampliar as possibilidades de comercialização. “Para poder vender, estas agroindústrias precisam ter um selo de inspeção e a grande maioria delas possui apenas o municipal, ou seja, só podem comercializar em Beltrão. Com todo esse processo que estamos promovendo, quem aderir ao Sisbi/Suasa poderá vender em todo o Brasil, pois terá um padrão de qualidade nacional, o que também beneficiará nosso mercado local”, explica Basso.

Todas as agroindústrias do município já estão recebendo consultoria através do Consad e a elaboração dos projetos de adequação é feita pelo Sebrae. Além disso, a Prefeitura ainda irá contratar mais três médicos veterinários para o serviço de inspeção e acompanhamento das agroindústrias.

http://www.rbj.com.br/agricultura/agroindustrias-poderao-aderir-ao-sisbisuasa-2454.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas