Agricultores protestam contra a crise do leite em Curitiba

Crise do leite em Curitiba - No terceiro dia de Jornada de Lutas dos movimentos sociais, a Fetraf Paraná está presente no ato político em Curitiba com os agricultores e agricultoras familiares em protesto ao congelamento
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
No terceiro dia de Jornada de Lutas dos movimentos sociais, a Fetraf Paraná está presente no ato político em Curitiba com os agricultores e agricultoras familiares em protesto ao congelamento, cortes no orçamento público dos programas da Agricultura Familiar e a crise do leite nesta quarta (18). A manifestação acontece em frente ao Ministério da Fazenda, onde as lideranças se reuniram com os gestores para entregarem a pauta de reivindicações.
No estado, outros municípios também realizam atos como na cidade de Pato Branco. Os agricultores familiares produtores de leite dizem não a queda do preço pago aos produtores que hoje recebem por litro de leite entre R$ 0,90 à R$ 0,66.
De acordo com os agricultores familiares, o motivo real da crise é o modelo produtivo adotado pelo atual Governo Federal que no lugar da exportação incentiva mais a importação, ou seja, fortalece não a economia local e sim a estrangeira.
No último período a importação de lácteos cresceu passando de 113,12 mil toneladas em 2010 para 245,28 mil toneladas em 2016 e a diminuição das exportações que de 86,0 mil toneladas em 2014 caiu para 76,8 mil toneladas em 2015, reduzindo mais ainda em 2016 chegando apenas a 55,1 mil toneladas, isso representa 28% a menos no último ano.
As lideranças das Fetrats do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina agendaram uma audiência com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, nesta quinta-feira às 9h no Ministério da Agricultura, para entregar a pauta dos agricultores e agricultoras familiares construída a nível nacional pelo conjunto das entidades.
“Se este modelo produtivo e econômico referente a cadeia do leite não mudar, o resultado será a exclusão de muitos agricultores e agricultoras familiares da atividade leiteira. Já demonstramos que temos capacidade de produção, tanto que a agricultura familiar é responsável por 58% do que é produzido de leite a nível nacional, ou seja, estamos como carro chefe neste setor e o Governo com medidas de importação irá quebrar a lógica de desenvolvimento econômico no mercado do leite brasileiro”, explica Neveraldo Oliboni, coordenador da Fetraf Paraná.
http://www.bemparana.com.br/noticia/532380/agricultores-protestam-contra-a-crise-do-leite-em-curitiba

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas