Abertas as inscrições para o Simpósio Regional de Agronegócios em Sinop

Já estão abertas as inscrições antecipadas para o 10º Simpósio Regional de Agronegócios que será realizado nos dias 9 e 10 de junho em Sinop (MT).
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Já estão abertas as inscrições antecipadas para o 10º Simpósio Regional de Agronegócios que será realizado nos dias 9 e 10 de junho em Sinop (MT). O evento é promovido pela Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte) em parceria com a EmbrapaAgrossilvipastoril, Sindicato Rural de Sinop e Secretaria Municipal de Agricultura como parte das atividades da 32ª Exponop.

Promovido anualmente, o Simpósio visa discutir com produtores, técnicos, consultores, professores e estudantes os aspectos técnicos e econômicos do setor agropecuário do Norte de Mato Grosso.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente no site www.embrapa.br/agrossilvipastoril/simposio-agronegocios.

Programação

No primeiro dia, o Simpósio será realizado na Embrapa Agrossilvipastoril e trará palestras e visita técnica voltadas para a agricultura e pecuária. A programação terá apresentações sobre agricultura de precisão, água no solo, microbiologia do solo, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e pecuária.

No fim do dia, os participantes farão uma visita ao campo experimental da Embrapa, onde acompanharão as pesquisas desenvolvidas pela instituição sobre ILPF. Este trabalho conta com parceria da Acrinorte, que fornece o gado, e com a Acrimat, que ajuda a custear o experimento.

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril, Flávio Fernandes Júnior, explica que a programação foi construída em conjunto com a Acrinorte e buscou contemplar temas de grande interesse no momento para os produtores.

«A escolha do tema recursos hídricos foi muito movida pelo que vimos na safra passada. A gente observa que existe uma quantidade de manejos que não são plenamente condizentes com o ideal, mas o fato de chover bastante vai meio que mascarando esses erros. Num ano em que choveu pouco, alguns erros mostraram as consequências», analisa.

Na sexta-feira, dia 10, a programação do Simpósio será realizada no parque de exposições da Acrinorte e trará temas mais voltados para a agricultura familiar. O gerenciamento da pequena propriedade, a produção de leite a pasto e o cultivo da mandioca serão abordados pelos palestrantes durante a manhã.

A novidade neste ano é a realização de um giro técnico com abordagens sobre a pecuária de leite e sobre sistemas de cultivo protegido de hortaliças. Estas técnica são fundamentais para a produção, sobretudo de folhosas, em uma região com um longo período chuvoso.

«Estamos tentando dar uma abordagem mais técnica, para abordar temas importantes relacionados à transferência de tecnologia para os produtores. O objetivo é que possa dar uma contribuição ao conhecimento deles», afirma Flávio Fernandes.

http://www.expressomt.com.br/matogrosso/abertas-as-inscricoes-para-o-simposio-regional-de-agronegocios-em-sinop-155608.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas