Barras ao fundo das caixas de leite não indicam que produtos são usados

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Você já reparou que algumas caixas de leite apresentam barras coloridas ao fundo da embalagem? Sabe o que elas significam? Uma mensagem que circula pelas redes sociais diz ter uma explicação: produtos reutilizados.
«A [caixa] que tem uma ‘barrinha colorida’ é produto que já venceu, voltou para o fabricante e colocaram mais produtos para reaproveitar, voltou para o mercado», diz a mensagem que circula nas redes sociais e mostra duas caixas de leite — uma com as barras e outra, sem.
«A que não tem é produto novo, que ainda não venceu e está ótimo para consumo», informa a mensagem. «Agora, tudo que vou comprar olho logo embaixo para depois escolher por validade.»
A mensagem inventou o significado das barrinhas. Ao UOL, a Tetra Pak, fabricante das embalagens que aparece nas fotos, negou a informação e afirmou que tem monitorado esta «fake news» há duas semanas.
Segundo a multinacional sueca, as marcas coloridas nada têm a ver com o produto, mas com a impressão das caixas.
«A ‘barra colorida’ que aparece na superfície de baixo de algumas embalagens da Tetra Pak corresponde a um teste de cores que é feito para o controle de qualidade de impressão», declara a empresa.
«Como imprimimos mais de uma embalagem na bobina, não há necessidade de imprimir este teste de cores em todas as embalagens, por isso encontramos embalagens com e sem a impressão desta ‘barra colorida'», esclarece a companhia.
De acordo com a fabricante, há também embalagens que são impressas com alguns pontos coloridos no lugar das barras. Estes também são relacionados à qualidade da impressão e não com o conteúdo interno.
«Ressaltamos que as embalagens da Tetra Pak não são reaproveitadas, respeitando, assim, a legislação existente para embalagens de alimentos e bebidas», afirma a empresa.
Para fomentar a reciclagem, a Tetra Pak diz se valer de parcerias com empresas que desenvolvem novos produtos, como poltronas, pastas e canetas, a partir destas embalagens, mas nunca por meio do reaproveitamento.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas