Um novo horizonte para a Cadeia Leiteira da Zona Sul

Cadeia Leiteira da Zona Sul - Aperfeiçoar a qualidade, aumentar a produção e promover a competitividade da cadeia produtiva do leite são prioridades na estruturação do Polo Fronteira Sul da Rota de Integração do Leite
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Foto: Assessoria Azonasul

Assessoria Azonasul - Discussão sobre a formação do Polo Fronteira Sul da Rota de Integração do Leite acontece nesta sexta-feira, 6 de julho, durante as comemorações dos 25 anos da Embrapa Clima Temperado.

Discussão sobre a formação do Polo Fronteira Sul da Rota de Integração do Leite acontece nesta sexta-feira, 6 de julho, durante as comemorações dos 25 anos da Embrapa Clima Temperado.

Aperfeiçoar a qualidade, aumentar a produção e promover a competitividade da cadeia produtiva do leite são prioridades na estruturação do Polo Fronteira Sul da Rota de Integração do Leite, iniciativa da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) e da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), que vislumbra novas alternativas para os produtores da região. O assunto vem merecendo discussões para a conquista de novas adesões e já foi apresentado ao coordenador geral do Ministério da Integração Nacional (MI), José Joaquim Carneiro Filho, durante reunião, na sede da Embrapa, à BR 392 km 78.
Ao apresentar o panorama atual do leite, o pesquisador Waldyr Stumpf Junior destacou a importância estratégica dos produtores da região no contexto nacional em função da integração do Bioma Pampa, pelas características peculiares e riqueza de biodiversidade, bem como, pela facilidade de logística através das fronteiras com Uruguai e Argentina. Segundo Stumpf, a região Mesosul apresenta mais de 4.500 produtores de leite e produção anual em torno de 280 milhões de litros, que geram emprego e renda e garantem uma injeção permanente de recursos financeiros aos municípios da região.
O chefe-geral da Embrapa, Clenio Pilon, explicou que o projeto das rotas pode ser articulado com um Arranjo Produtivo Local (APL) com o objetivo de criar condições e estimular o desenvolvimento da região com foco na produção primária. A ”Região Mesosul e a cadeia do leite se encontram nesta convergência que somada às lideranças e instituições públicas e privadas deverão propiciar a construção deste projeto regional”, anunciou.
ARTICULAÇÕES – Durante o encontro com os representantes do MI, o presidente da Azonasul, Rudinei Harter, prefeito de São Lourenço do Sul, entregou documento pedindo celeridade nos estudos de viabilização do projeto, que no entendimento das lideranças regionais valoriza as unidades de produção do leite apresentando-se como alternativa viável à recuperação da Cosulati, por exemplo, que atende a bacia leiteira da região. Harter também enfatizou a abrangência do trabalho proposto, envolvendo várias regiões do Estado e o suporte técnico gerencial previsto: o Programa Protambo/Balde Cheio, desenvolvido pela Embrapa.
HOMENAGEM – O assunto volta à pauta nesta sexta-feira, 6 de julho, durante as comemorações dos 25 anos da Embrapa Clima Temperado, quando a Azonasul será uma das homenageadas como instituição parceira. A solenidade de entrega das premiações ocorre a partir das 9 horas, no auditório da Embrapa.
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/35599253/um-novo-horizonte-para-a-cadeia-leiteira-da-zona-sul
 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas