UE vê ‘começo do fim’ das negociações com Mercosul

Começo do fim - Nunca estivemos tão perto. Agora, o começo do fim está aí', indicou fonte, assinalando que 'ainda resta trabalho em temas prioritários para os europeus, como os automóveis, os serviços marítimos, os laticínios e as indicações geográficas'.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
União Europeia

União EuropeiaFoto: AFP

União Europeia (UE) considera que, após quase 20 anos de negociações para um acordo de livre-comércio com o Mercosul, «o começo do fim está aí», indicou uma fonte europeia, na véspera de uma nova rodada de negociações em Montevidéu.
«Nunca estivemos tão perto. Agora, o começo do fim está aí«, indicou a fonte, assinalando que «ainda resta trabalho em temas prioritários para os europeus, como os automóveis, os serviços marítimos, os laticínios e as indicações geográficas».
Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai iniciaram em 1999 as negociações com a UE para fechar o acordo, que, após ficarem em ponto morto entre 2004 e 2010, ganharam impulso com a chegada de Donald Trump à Casa Branca, em 2017.
O objetivo inicial era fechar um acordo político no fim de 2017, mas as negociações emperraram no fim de abril, por não haver um consenso no setor automobilístico, fundamental para a UE, que busca um maior acesso de suas exportações neste setor ao bloco sul-americano.
Outro ponto difícil são as indicações geográficas: os nomes de determinados produtos, como queijos e vinhos, que tanto a UE (com 357 propostas) quanto o Mercosul (cerca de 250 nomes) buscam proteger no outro bloco.
No setor agrícola, chave para o Mercosul, a Comissão Europeia, que negocia em nome dos 28 países, «tem margem» para negociar as cotas para produtos agrícolas-chave para o Mercosul, como o açúcar ou etanol, acrescentou.
Apesar dos «menos de 50» pontos ainda a resolver neste acordo comercial, o mais importante já negociado pela UE, a fonte se mostrou otimista, mas alertou para a conveniência de que ele seja fechado antes de outubro, quando o Brasil realiza eleições presidenciais.
https://www.folhape.com.br/noticias/noticias/mundo/2018/06/03/NWS,70543,70,451,NOTICIAS,2190-UE-COMECO-FIM-DAS-NEGOCIACOES-COM-MERCOSUL.aspx

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas