Tabapuã: ano movimentado

Tabapuã - A tabapuã participou da feira do Pró - Genética, programa concebido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A tabapuã participou da feira do Pró – Genética, programa concebido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu

POR SEBASTIÃO NASCIMENTO

Tabapuã, boi, gado (Foto: Divulgação)

A raça zebuína Tabapuã, comandada pela Associação Brasileira dos Criadores da raça, começou o ano com vários motivos para comemorar. Como a participação de sucesso na 30ª edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel, Paraná, no mês passado. Além de promover a raça, que se adapta facilmente em todas as regiões do Brasil, a tabapuã participou da feira do Pró – Genética, programa concebido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ de Uberaba. Na ocasião, 100% dos animais foram comercializados.
Para o presidente da associação Julio Laure, a iniciativa tomada há três anos pelo ex-presidente Marcelo Ártico em participar do Show Rural Coopavel, abriu portas e novos horizontes. Durante os cinco dias, o evento recebeu 265.350 pessoas e movimentou R$ 1,8 bilhão em negócios.

Por sinal, intensificar a participação do tabapuã em  exposições e feiras, principalmente as do Pró – Genética, é uma das metas da diretoria da associação.
«Do Pró – Genética já participamos de duas, uma em Cascavel, com os criatórios  Água Milagrosa e Tabapuã da Gê, e a outra em Uberaba, durante a Expominas, que contou com a participação de animais da fazenda 4 Irmãs. Nosso objetivo é levar o Tabapuã para várias regiões e lugares», diz Julio Laure.
A entidade trabalha agora na participação na Expozebu de Uberaba, que acontece em maio. No ano passado, a exposição conseguiu colocar na pista 166 animais de diversos Estados.
Em 2017, em números, a raça tabapua teve mais de 1000 animais vendidos em leilões, com faturamento geral de R$ 6 milhões. Movimento muito bom.

Mulher brasileira

A força da mulher no agronegócio brasileiro tem se acentuado nos últimos anos. É o caso de Sarita Rodas, executiva do agronegócio com cursos na USP e na Universidade Harvad (EUA ). Ela é presidente do Conselho de Administração do Grupo Junqueira Rodas, que produz laranja, cana de açúcar e gado tabapuã, em Monte Azul Paulista (SP.).

Sarita Rodas, ao lado da mãe Maria Teresa Junqueira Rodas (Foto: Divulgação)

Caçula de três irmãs, Sarita é ainda a primeira mulher eleita para o Conselho Deliberativo do Fundecitrus. No Grupo Junqueira Rodas, ela substitui o pai, Fábio Rodas, já falecido.
Sarita vai tocar os negócios da família ao lado da mãe, Maria Teresa Junqueira Rodas.

Vendas de sêmen crescem

Mesmo com os problemas enfrentados pelo setor pecuário no ano passado, o mercado de genética bovina conseguiu fechar 2017 com um crescimento de 3,5% no volume de doses de sêmen comercializadas. De acordo com a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), foram vendidas 12.134.438 doses contra 11.721.722, em 2016. Esses dados fazem parte do Index ASBIA 2017, relatório anual que a entidade acaba de divulgar e que traz informações sobre as vendas internas e a exportação e importação de sêmen das raças bovinas de corte e de leite.
Para o presidente da ASBIA, Sérgio Saud, esse é um resultado animador, principalmente porque, em 2017, a pecuária enfrentou queda no preço do leite pago ao produtor e as consequências da Operação Carne Fraca. “Tivemos dois cenários bem distintos em 2017, com um primeiro semestre muito bom para as raças leiteiras e um segundo semestre de forte recuperação para as raças de corte. Isso garantiu um crescimento anual nos dois segmentos, sendo de 9,8% no leite e 0,6% no corte, chegando a 3,5% no geral”, explica Saud.
As exportações também fecharam em alta, com 15,4% de elevação no geral, chegando a 341.986 doses exportadas. O melhor desempenho ocorreu na pecuária de corte, que terminou o ano com 60% de aumento nas exportações. Países como Paraguai e Bolívia estão entre os maiores compradores da genética brasileira em 2017. Já na pecuária leiteira o movimento foi inverso, com as exportações abaixo do ano anterior e as importações ampliadas em decorrência dos investimentos maiores feitos pelo produtor no primeiro semestre.
https://revistagloborural.globo.com/Colunas/sebastiao-nascimento/noticia/2018/03/tabapua-ano-movimentado.html
 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas