Tristeza em bovinos causa prejuízo para criadores no Rio Grande do Sul

Parasito bovino - Parasita é o principal transmissor da doença chamada tristeza parasitária bovina Autor: RBS TV Link: g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/campo-e-lavoura/noticia/tristeza-em-bovinos-causa-prejuizo-para-criadores-no-rio-grande-do-sul.ghtml Fuente: g1.globo.com

Você sabia que bovinos também podem ficar tristes? Criadores de gado de corte ou de leite estão familiarizados com a situação. Trata-se de uma doença chamada tristeza parasitária bovina pode matar o animal. Os prejuízos são bilionários no país anualmente.

A doença causa fraqueza, anemia, falta de apetite e perda de peso nos animais. Isso faz com que os produtores rurais fiquem atentos durante todo o ano.

Há um ano Jair descobriu o primeiro caso de tristeza entre o gado em sua propriedade. Desde então, a situação só piorou, o que fez com que o produtor rural Jair Pimentel, de Soledade, no Norte do Rio Grande do Sul, parasse com a produção leiteira. Isso porque com tantos animais doentes, não tinha mais lucro.

«A gente notava que eles não comiam no cocho. Chegamos a colocar cinco vacas fora do leite, porque estavam com antibiótico. Resolvemos parar, ficamos só com poucas vacas agora, porque não estava dando mais renda, estava indo muito leite fora, a média caía muito», conta Pimental.

Na época e que boa parte do rebanho estava doente, a família chegou a jogar fora cerca de 100 litros de leite diariamente. Em um dos meses o resultado das vendas foi de apenas R$ 60.

O criador Edson Cheffel também enfrentou o mesmo problema com seu gado em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul. Ele cria gado de corte há 40 anos, e já perdeu mais de 100 animais por conta da doença.

«O prejuízo é enorme, cada boi que a gente perde, é na base de R$ 2 mil. Então, 100 bois é um valor alto», conta Scheffel.

Doença atinge animais em todo o país (Foto: Reprodução/RBS TV)

Doença atinge animais em todo o país (Foto: Reprodução/RBS TV)

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/campo-e-lavoura/noticia/tristeza-em-bovinos-causa-prejuizo-para-criadores-no-rio-grande-do-sul.ghtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas