Índices IFCN do preço do leite e custos de produção – novembro/2017

Índices IFCN – A relação entre os Índices IFCN do preço do leite/custo da ração, no mês de novembro de 2017 ficou em 1,74, caindo 6% em relação à rentabilidade do mês anterior.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Índices IFCN – A relação entre os Índices IFCN do preço do leite/custo da ração, no mês de novembro de 2017 ficou em 1,74, caindo 6% em relação à rentabilidade do mês anterior. É 5% acima do índice obtido em novembro de 2016, constituindo o décimo quinto mês de resultado positivo.

Foi uma condição positiva vivida pelos produtores de leite desde o início da série dos índices IFCN, em 2006, até maio de 2008, quando o setor começou a viver períodos de grande volatilidade. Agora o produtor de leite experimenta esse período positivo, embora em níveis mais baixos do que os ocorridos entre 2006 e 2008. A avaliação do IFCN é hipotética, e as regiões produtoras de leite não possuem o benefício por igual. O produtor de leite no Brasil não está se beneficiando desse período de insumos baixos e de recuperação da demanda, principalmente, de manteiga. “Vale destacar que o preço de novembro (R$ 1,0003/litro) foi o menor desde fevereiro de 2010”, diz a análise do Cepea.

Isto está de acordo com o Índice FAO de cereais, que vem apresentando tendência de queda ou estabilidade neste período. Entretanto, do lado dos preços, começou a haver queda nas cotações dos lácteos, principalmente da manteiga, que vinha sustentando os elevados preços do leite ao produtor. No último relatório do LTO Nederland, haverá inversão da tendência, e as indústrias já anunciam redução nos próximos meses.

– O Índice IFCN dos preços do leite, é uma combinação dos preços médios de uma cesta de commodities lácteas negociadas no mercado mundial.

Representa o quanto uma indústria poderia, teoricamente, remunerar seus produtores, se os produtos lácteos fossem vendidos com as cotações vigentes no período.

O indicador IFCN é elaborado da seguinte forma: 1 – Leite em pó desnatado & Manteiga (35%); 2 – Queijos e Soros de leite (45%); e 3 – Leite em pó integral (20%).

– O Índice IFCN dos custos da alimentação representa o nível dos preços no mercado mundial de insumos para ração, farelo de soja e milho.

A relação entre o preço do leite e a cotação da ração, indica a rentabilidade. De uma forma simplificada, mostra quantos quilos de ração o produtor pode comprar com a venda de um quilo de leite. A relação leite/ração maior que 1,5 é considerada favorável. Se o aumento da produção se dá via utilização de concentrados, e a razão continua subindo, o sistema é recomendável.

http://www.terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=15228:indices-ifcn-do-preco-do-leite-e-custos-de-producao-novembro-2017

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas