Vacinação contra brucelose deve ser feita até dia 30 de junho no Acre

VacinaçãoCampanha oficial de vacinação será semestral e segunda fase vai do dia 1º de outubro a 31 de dezembro. Portaria que aprovou campanha foi divulgada no Diário Oficial de quarta-feira (17).
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

VacinaçãoCampanha oficial de vacinação será semestral e segunda fase vai do dia 1º de outubro a 31 de dezembro. Portaria que aprovou campanha foi divulgada no Diário Oficial de quarta-feira (17).
Termina no próximo dia 30 de junho a primeira etapa de vacinação contra brucelose, que teve início em 1° de abril deste ano. A imunização é obrigatória para fêmeas bovinas e bubalinas, de 3 a 8 meses de idade.
O prazo para a comunicação ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Acre (Idaf) se encerra no dia 10 de julho para os produtores que vacinarem os animais na primeira fase. O produtor precisa apresentar o atestado de vacinação.
Conforme portaria que aprova a campanha oficial de vacinação contra brucelose, publicada na edição desta quarta-feira (17) do Diário Oficial do Estado (DOE), é proibida a vacinação em machos de qualquer idade. A aplicação da vacina deve ser feita por médico veterinário ou vacinador sob sua supervisão.
O produtor que deixar de imunizar as fêmeas com idade de vacinação dentro da etapa, poderá sofrer as infrações e penalidades, segundo a portaria. A segunda fase da campanha deve ocorrer entre o dia 1º de outubro e 31 de dezembro e o prazo para comunicar ao Idaf se encerra no dia 10 de janeiro de 2018.
A doença
A brucelose é uma zoonose, causada pela bactéria Brucella abortus, está disseminada por todo o território nacional. Atinge tanto o gado de corte como o gado de leite, e afeta a população de bovinos e bubalinos. A vacina utilizada é a B19.
A brucelose causa aborto e a contaminação pode ocorrer com o contato direto com fetos abortados e restos placentários. A doença pode causar riscos à saúde humana além de prejuízos econômicos e sociais, em virtude do impacto que produz na produtividade dos rebanhos.
http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/vacinacao-contra-brucelose-deve-ser-feita-ate-dia-30-de-junho-no-acre.ghtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas