Índices IFCN do preço do leite e custos de produção – fevereiro/2016

Índices IFCN – A relação entre os Índices IFCN do preço do leite/custo da ração, no mês de janeiro de 2017 ficou em 1,65, subindo em relação ao mês anterior. A forte volatilidade do setor lácteo que perdurou
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Índices IFCN – A relação entre os Índices IFCN do preço do leite/custo da ração, no mês de janeiro de 2017 ficou em 1,65, subindo em relação ao mês anterior. A forte volatilidade do setor lácteo que perdurou até agosto de 2016, cedeu lugar a um estável nível de rentabilidade.
A variação entre o maior e o menor índice de rentabilidade, em 2016, foi de 85%. De setembro de 2016 a fevereiro de 2017, o percentual foi de 6%. Essa mesma estabilidade está sendo apresentada tanto em relação ao preço do leite ao produtor, que oscilou 12% nos últimos seis meses, como em relação aos insumos para ração, cuja variação atingiu 9%. A média da rentabilidade nos dois primeiros meses de 2016 foi de 1,23. Nos dois primeiros meses de 2017, 1,64, representando 33% de aumento, quase a mesma diferença verificada entre o índice de fevereiro de 2017 e o mesmo mês de 2016. 2017 começa confirmando a previsão de que será um ano mais equilibrado.
– O Índice IFCN dos preços do leite, é uma combinação dos preços médios de uma cesta de commodities lácteas negociadas no mercado mundial.
Representa o quanto uma indústria poderia, teoricamente, remunerar seus produtores, se os produtos lácteos fossem vendidos com as cotações vigentes no período.
O indicador IFCN é elaborado da seguinte forma: 1 – Leite em pó desnatado & Manteiga (35%); 2 – Queijos e Soros de leite (45%); e 3 – Leite em pó integral (20%).
– O Índice IFCN dos custos da alimentação representa o nível dos preços no mercado mundial de insumos para ração, farelo de soja e milho.
A relação entre o preço do leite e a cotação da ração, indica a rentabilidade. De uma forma simplificada, mostra quantos quilos de ração o produtor pode comprar com a venda de um quilo de leite. A relação leite/ração maior que 1,5 é considerada favorável. Se o aumento da produção se dá via utilização de concentrados, e a razão continua subindo, o sistema é recomendável.
Por outro lado, se a razão for caindo em direção a 1, ou menos, o concentrado pode significar aumento do prejuízo.


 
http://terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=10624:indices-ifcn-do-preco-do-leite-e-custos-de-producao-fevereiro-2016

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas