Preços Conseleite/MS – valores finais maio de 2016 e projeções para junho de 2016

Preços/MS - Os preços nominais do leite ao produtor em maio, no Mato Grosso do Sul, ficaram acima das projeções realizadas pelo Conseleite em abril.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preços/MS – Os preços nominais do leite ao produtor em maio, no Mato Grosso do Sul, ficaram acima das projeções realizadas pelo Conseleite em abril. A média geral do mês, R$ 1,0843 estabelece um novo recorde. O valor é 23% acima da média obtida no mesmo mês de 2015.

Com este resultado, o ano de 2016 supera os valores recordes de 2014. As projeções de junho apontam para mais aumentos, e diante das adversidades de produção, os valores deverão ser confirmados.

 

CONSELEITE – MATO GROSSO DO SUL

CONSELHO PARITÁRIO PRODUTORES/INDÚSTRIAS DE LEITE

DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

RESOLUÇÃO Nº 06/2016

Fonte: Famasul

A diretoria do Conseleite – Mato Grosso do Sul reunida no dia 10 de junho de 2016, atendendo os dispositivos do seu Estatuto, aprova e divulga os valores de referência para a matéria-prima, referente ao leite entregue no mês de maio de 2015 e a projeção dos valores de referência para leite a ser entregue no mês de junho de 2016.

Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão levando em conta o volume médio mensal de leite entregue pelo produtor.

(*) Os valores de referência da tabela são para a matéria-prima leite “posto propriedade”, o que significa que o frete não deve ser descontado do produtor rural. Nos valores de referência está incluso Funrural de 2,3% a ser descontado do produtor rural

(**) O valor de referência para o “Leite Padrão” corresponde ao valor da matéria-prima com 3,00 a 3,5% de gordura, 2,90% a 3,30% de proteína, 200 a 400 mil c/ml de células somáticas e 150.001 a 300 mil UFC/ml de contagem bacteriana.

As tabelas a seguir apresentam escalas de ágios e deságios, para a matéria-prima (leite) com qualidade aferida, considerando os seguintes parâmetros: teor de gordura (%), teor de proteína (%), contagem de célula somática – CCS (mil c/ml) e contagem bacteriana – CBT (mil ufc/ml).

Obs: Outros parâmetros são considerados pelo mercado para estabelecer o valor final do leite a ser pago ao produtor, tais como: 1 – Fidelidade do produtor ao laticínio; 2 – Distância da propriedade até o laticínio; 3 – Qualidade da estrada de acesso à propriedade rural; 4 – Temperatura da entrega do leite; 5 – Capacidade dos tanques de resfriamento de leite da propriedade; 6 – Tipos de ordenha; 7 – Adicionais de mercado devido à oferta e procura pelo leite na região; 8 – Sazonalidade da produção; 9 – Condições sanitárias do rebanho; 10 – Outros benefícios concedidos pelas indústrias.

Estes parâmetros não estão contemplados nestas tabelas.

Para considerarmos as tabelas acima, o leite deve seguir os seguintes aspectos:

1 – Leite com acidez até 16ºD (na propriedade);

2 – Estabilidade no Alizarol 80º G.L.;

3 – EST (extrato seco total) mínimo de 12,5%.

http://www.terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=6425:precos-conseleite-ms-valores-finais-maio-de-2016-e-projecoes-para-junho-de-2016

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas