10 passos para a excelência da ordenha

Ordenha - É um caminho difícil para os produtores de leite nos dias de hoje. Enquanto o preço do leite melhorou um pouco em relação aos preços desastrosos de alguns anos atrás
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Ordenha – É um caminho difícil para os produtores de leite nos dias de hoje. Enquanto o preço do leite melhorou um pouco em relação aos preços desastrosos de alguns anos atrás, o preço atual é muito próximo aos custos de produção de ponto de equilíbrio para muitas fazendas leiteiras.
A rentabilidade depende da gestão dos custos e de fazer coisas que melhorem a produção e a qualidade do leite. Dianne Shoemaker, Especialista do Campo de Economia de Produção de Lácteos de Extensão OSU, é capaz de mostrar que a cada ano, independentemente do preço do leite, de 20 a 25% dos produtores de leite podem mostrar algum lucro por vaca. Em anos de preços baixos, o produtor médio vai se esforçar para se equilibrar e provavelmente perde dinheiro. Então, o que pode ser feito para ajudar a melhorar as chances de ser lucrativo?
Recentemente, encontrei um artigo de Pamela Ruegg, uma Medica veterinária no Departamento de Ciências da Leiteria da Universidade de Wisconsin-Madison, intitulada «As 10 coisas inteligentes que as fazendas leiteiras fazem para alcançar a excelência na ordenha”. Aqui está a lista dela e alguns excertos desse artigo:
 

  1. Definir metas de desempenho.

Ruegg sugere que alguns desses objetivos devem incluir zero resíduos de antibióticos no leite, contagem de células somáticas do tanque de massa (SCC) abaixo de 250.000 células / mL e obtenção de valores individuais de SCC por vaca para gerenciar a mastite subclínica.
O gerenciamento da mastite subclínica deve se concentrar no controle de novas infecções com um objetivo de taxa de infecção subclínica específica menor que 5% por mês.

  1. Identificar os problemas rapidamente.

Desenvolva métodos que monitorem o desempenho do rebanho e o processo de ordenha que possam detectar problemas, como a mastite clínica, no início.
 

  1. Vacas leiteiras limpas

As vacas sujas demoram mais para produzir o leite e reduzem o rendimento do salão.
Limpe e arrume as baias com frequência. Raspe ou remova o esterco das passagens e das ilhas freqüentemente. Desenvolva e implemente rotinas pré-imersão eficazes.
 

  1. Padronize as rotinas de ordenha

Rotinas de ordenha consistentes são uma chave para a produção de leite de qualidade. Ensine essas rotinas aos responsáveis pela ordenha. Comece desenvolvendo um conjunto escrito de rotinas e trabalhe com isso.
 

  1. Treinar pessoal

Gaste tempo ensinando, treinando e revisando periodicamente as rotinas e procedimentos de ordenha. Certifique-se de que os funcionários os entendam, o que pode significar o desenvolvimento de alguns materiais em um idioma diferente para ajudar no processo.
 

  1. Manter e atualizar sistemas de ordenha.

O leite de alta qualidade depende de um sistema de ordenha que funcione corretamente. O sistema deve ser regularmente avaliado e atualizado.
 

  1. Desenvolver protocolos de tratamento.

Os protocolos de tratamento definem tratamentos padrão para doenças e lesões comuns. Envolva seu veterinário no desenvolvimento desses protocolos.O uso sensato de antibióticos é um componente importante do relacionamento entra o veterinário / cliente / paciente.
 

  1. Ter um plano de biossegurança de mastite

Mantenha seu gado leiteiro a salvo de patógenos contagiosos da mastite. Pratique procedimentos de quarentena para qualquer gado comprado, compre bovinos saudáveis de rebanhos saudáveis , e cultive amostras do tanque a granel quando novos bovinos comprados estiverem entrando no rebanho.
 

  1. Cuide das vacas secas

Fornecer ambientes espaçosos, limpos e secos para vacas que não estão amamentando. Não coloque essas vacas perto de animais doentes. Forneça bons programas nutricionais.
 

  1. Tenha Consultores apropriados

Desenvolva uma equipe de pessoas com experiência em diversas áreas para ajudar a resolver questões complexas e ajudar a tomar decisões informadas.
http://www.terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=13002:10-passos-para-a-excelencia-da-ordenha

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas