Brasil leva genética Girolando à Bolívia

Meta é expandir parceria firmada com criadores bolivianos para outros países da América Latina
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e a Associação Boliviana dos Criadores de Zebu (Asocebu) assinaram, neste domingo,19, termo de cooperação técnico-científica para transferência de tecnologia na área de melhoramento genético e registro genealógico. A ideia é firmar o Brasil como exportador de tecnologia e genética bovina leiteira.

O presidente da Girolando, Jônadan Ma, e o presidente da Asocebu, Erwin Rek, assinaram o acordo durante feira agropecuária em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. “A meta é também expandir esse termo de cooperação técnica para outros países interessados na genética da raça Girolando, tais como Colômbia, Venezuela, Equador, República Dominicana, Costa Rica”, afirma Jônadan Ma.

A próxima etapa da parceria será a capacitação dos técnicos bolivianos para o serviço de registro de animais e a aplicação das ferramentas do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). O treinamento será realizado no segundo semestre de 2015 e em duas etapas, sendo uma no Brasil e outra na Bolívia, com acompanhamento dos trabalhos por técnicos brasileiros.

Apenas os profissionais aprovados em teste serão habilitados para efetuar os registros na Bolívia. Em 2014, a associação brasileira realizou treinamento de 15 técnicos da Asocebu na Bolívia, com aulas sobre as características raciais dos animais Girolando.

A expectativa é a de que o convênio possibilite a melhoria da qualidade genética do rebanho local, refletindo no crescimento da produção de leite boliviana. Além disso, é esperada uma expansão dos plantéis de Girolando na Bolívia, que hoje são em menor número naquele país.

Para o Brasil, a medida representa a ampliação do mercado externo para a raça, que foi desenvolvida por criadores brasileiros por meio de cruzamento entre as raças Gir e Holandesa, a partir da década de 1940. Reconhecido oficialmente como raça pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desde 1996, o Girolando é responsável por 80% da produção nacional de leite no Brasil.

Fonte: Portal DBO

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas