#Argentina: Novos Obstáculos Ameaçam Exportações de Lacticí­nios

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

ROEL para todos e todas!

Os Registros de Operações de Exportações Lácteos (ROEL) da Argentina já começaram a ser exigidos para todos os produtos da cadeia láctea – até semana passada, essa exigíªncia era feita apenas para as exportações de leite em pó –, medida que surpreendeu todos os produtores e exportadores do ramo. Foi grande a surpresa de um empresário de doce de leite, quando seu carregamento destinado í  Coréia do Sul foi barrado na alfí¢ndega pela falta de seus documentos (ROEL).

Os ROEL foram criados pela Resolução Nº 61/2007 do Ministério de Economia e Produção da Argentina, que criou o chamado “Programa de Estabilização de Preços de Produtos do Setor Lácteo Destinados ao Mercado Interno”. Concomitantemente a esse plano, o Serviço Nacional de Controle Comercial Agropecuário (ONCCA) programou o ROEL, exigindo, obrigatoriamente, esses novos documentos a todos os produtores e exportadores que atuam neste mercado lácteo.

Posteriormente, pela Resolução ONCCA Nº 6686/2009, aprovou-se o procedimento de inscrição no Registro de Operações de Exportação, denominado ROE BRANCO, devendo os exportadores apresentar com caráter de declaração jurada o formulário de Solicitação do ROE Branco como requisito para exportações das mercadorias compreendidas pelo regime.

Até a semana passada, os ROE Brancos somente eram exigidos para as exportações de leite em pó, mas nesta semana, a norma ampliou-se para toda a cadeia láctea, sem que tenha sido feito um aviso prévio e formal por parte do Ministério da Agricultura da Argentina.

As razões que foram motivos para esta nova resolução ainda não foram confirmadas. Mas há rumores no í¢mbito empresarial que dizem que, o principal motivo seja um tipo de represália pelo grande aumento dos produtos lácteos no mercado interno argentino.

 

Fonte: Lecherí­a Latina - Traduzido por Leticia Jorge para www.edairynews.com/br

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas