#Medidas para exportação de alimentos na Argentina serão reavaliadas

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Segundo o jornal argentino Clarín, uma matéria jornalística investigativa levou o ministro da Agricultura, Carlos Casamiquela, a anunciar uma avaliação do chamado Registros de Operações de Exportações Lácteos (ROEL) da Argentina nos mercados de grãos, carne e leite, para avaliar os impactos das medidas nessas atividades comerciais. De acordo com o veículo, centenas de produtores de trigo, leite, pecuaristas tiveram prejuízos em função do ROE.

 

O ROE foi criado na era pós Néstor Kirchner, como política de impacto para o setor agrícola, com o encerramento das exportações de carne, em 2006. O Clarín destaca que quem gerencia as permissões e tem o poder de decidir quem vai exportar, dá prioridade à amigos e enteados. E completa que muitas funções do ROEL foram comprometidos com a dissolução da ONCCA, órgão gerado para controlar a comercialização de cadeias alimentares, visando o desenvolvimento do setor.

 

O jornal argentino diz que não basta «demitir Guillermo Moreno [ex-secretário de Comércio Interior da Argentina]». (…) Será necessário desmontar o andaime intrincado e escuro, que estabeleceu regras.», destaca o texto.

 

http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2013/12/02/medidas-para-exportacao-de-alimentos-na-argentina-serao-reavaliadas/

 

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas