#Importações de leite em pó tem queda moderada em julho

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A balança comercial de lácteos brasileira teve seu déficit, em valor, reduzido em 7,1%, saindo de um prejuí­zo de 29,2 milhões de dólares em junho para 27,1 milhões de dólares em julho. Considerando-se os dados em volume, o saldo da balança comercial caiu 8,9%, variando de 7 mil toneladas em junho para 6,3 mil toneladas em julho, como pode ser observado na tabela a seguir:

Tabela 1 – Balança comercial de lácteos – Julho de 2012

Em relação ao mesmo perí­odo do ano anterior, as importações do Brasil registraram queda de 13,8% em volume e 19,5% em valor. Esta redução da quantidade importada causou a diminuição do déficit mensal do saldo da balança comercial, que em julho de 2011 foi de 34 milhões de dólares e em julho de 2012 reduziu-se para 27 milhões de dólares. No entanto, esta redução do déficit mensal foi proporcionada apenas pela queda na importação de lácteos, visto que o valor das exportações de lácteos brasileiros no comparativo entre os meses foi 16,3% menor em julho de 2012 (7,7 milhões de dólares) que em julho de 2011 (9,2 milhões de dólares).

Quando analisamos o valor em equivalente-leite (a quantidade de leite utilizada para produzir um quilo de determinado produto), foram importados 61,11 milhões de litros de leite em julho, redução de 10,8% frente a junho e de 18% em relação a julho de 2011, como pode ser visto no gráfico abaixo.

Após registrar queda de 26% entre maio e junho, as importações de leite em pó caí­ram novamente, de forma mais moderada (6%). O volume importado de leite em pó caiu de 5.257 toneladas para 4.947. O principal fornecedor de leite em pó do Brasil foi o Uruguai, responsável por 2.320 toneladas, 47% da quantidade internalizada do produto. Os outros 53% foram importados da Argentina (36%) e do Chile (17%), que enviaram 1.790 e 836 toneladas de leite para o mercado interno, respectivamente.

Quanto í s exportações, não tivemos grandes alterações no principal produto exportado (leite condensado).

A matéria é da Equipe MilkPoint.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas