Subcomissão de produção de leite pedirá explicações ao governo federal sobre importação de lácteos da Argentina, Chile e Uruguai
Controle de importação de leite subsidiado e de derivados será debatido em audiíªncia pública.
A subcomissão criada para acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional realiza nesta terça (29/5), í s 16 horas, audiíªncia pública para pedir «explicações ao governo federal sobre a política para o controle da importação predatória de leite subsidiado e de derivados lácteos». Os autores dos requerimentos da audiíªncia, deputados Domingos Sávio (PSDB/MG) e Alceu Moreira (PMDB/RS), argumentam que a política estaria causando «sérios prejuízos» í economia brasileira.
Segundo os dois deputados, a subcomissão tem acompanhado, desde o ano passado, a «importação predatória» de lácteos da Argentina, do Uruguai e, também, do Chile, neste caso com indícios de triangulação – artifício pelo qual um país importa o que consome e exporta o que produz.
De acordo com Sávio e Moreira, a subcomissão foi bem recebida mais de sete vezes por ministros e outras autoridades para tratar do assunto, pressionou para não aumentar a cota de importação da Argentina, no que obteve sucesso; «mas não chegou a verificar, por parte do governo, ações efetivas para conter o prejuízo causado aos produtores brasileiros».
Os parlamentares convidaram para o evento representantes dos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Também foram convidados presidentes da Organização das Cooperativas Brasileiras; da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil; do Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais; da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura; e da Confederação Brasileira de Cooperativa de Laticínios; além de secretários de Agricultura de estados produtores.
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI307205-18530,00-AUDIENCIA+PUBLICA+DISCUTIRA+IMPORTACAO+PREDATORIA+DE+LEITE+E+DERIVADOS.html