Argentina – Protestos pela crise do setor lácteo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Crise/AR – O presidente da Câmara de Produtores de Leite de Santa Fe (Meprolsafe), Fernando Córdoba, confirmou que os produtores de leite da região marcharão no próximo dia 26 de julho até a sede do Ministério da Agroindústria para pedir “ações urgentes no sentido de conseguir a recomposição do preço para evitar que unidades produtoras de leite continuem fechando por falta de rentabilidade”.

A entidade que tem sua sede em Rafaela, estará presente na jornada nacional de protesto contra a crítica situação das economias regionais que foi convocada pela Federação Agrária Argentina (FAA), no último mês, após realizar assembleias em distintos pontos do país para traçar um diagnóstico sobre cada um dos setores. “O leite está fervendo”, sintetizou Córdoba, refletindo o descontentamento dos produtores de leite que recebem pouco mais de 6 pesos por litro, quando deveriam receber no mínimo 8 pesos, para não ficarem no prejuízo. Em declarações à Rádio Galena FM, disse que “a manutenção de muitas fazendas está em risco, os governos não se conscientizam da situação críticas que ameaça levar à pobreza as áreas rurais; pois, não existe maior inclusão social do que manter vivas populações no interior do país, produzindo leite”.

Para o presidente da Meprolsafe, “a falta de políticas para o setor lácteo está levando ao desaparecimento acelerado dos produtores”. Ainda que representantes da entidade tenham estado presentes na Câmara de Competitividade Leiteira do Ministério da Agroindústria, lamentou que “nesses encontros continuam sendo abordados temas estruturais que são importantes, mas, não resolvem as emergências. Agora é preciso devolver a rentabilidade aos produtores para evitar o desaparecimento de fazendas leiteiras. Todos os dias recebemos chamadas de produtores que nos consultam sobre a situação, as perspectivas e pedem orientação sobre como continuar na atividade. Em alguns casos a situação é terminal, e não existe a possibilidade de recuperação da atividade”, lamentou Córdoba.

“Precisamos de uma recomposição do preço do leite, mas, também de mecanismos de regulamentação para o setor lácteo para dar-lhe maior previsibilidade”, concluiu.

http://www.terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=18274:argentina-protestos-pela-crise-do-setor-lacteo&Itemid=359

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas