# Argentina: «Não há outra saí­da para crescer, tem que exportar»

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O presidente da Associação de Pequenas e Médias Empresas Lácteas (APYMEL) da Argentina, Javier Baudino, falou sobre o conflito comercial com o Brasil e a saí­da das pequenas e médias empresas em busca de novos mercados para colocar seus produtos. «Antes, o mercado interno absorvia tudo».

Baudino explicou que se o Brasil colocar cotas para a entrada de queijos, as pequenas e médias empresas de lácteos, que são as principais produtoras, seriam muito afetadas. «Nossas empresas tíªm feito investimentos em plantas de leite em pó e hoje não podemos ter acesso a um dos melhores mercados e tão próximo como esse».

Baudino disse que é necessário que haja uma mudança de mentalidade nos empresários das pequenas e médias empresas. «Antes, o mercado interno absorvia tudo, mas hoje, a situação é diferente». Ele disse que a APYMEL está trabalhando para fomentar que as pequenas e médias empresas de lácteos comecem a ser exportadoras. Nesse sentido, e junto com a Subsecretaria de Lácteos, está formando equipes que se encarregarão de buscar novos mercados. «Para que a Argentina cresça, não há outra maneira a não ser pensar no comércio exterior». Ele disse que nessa semana viajarão por sete dias a várias cidades estratégicas, como Florianópolis e São Paulo, entre outras, com a ideia de trazer negócios concretos.

Frente a um cenário negro, a última recuperação no Global Dairy Trade nos preços internacionais dos lácteos devolveu um pouco de otimismo ao setor. «O preço ao produtor será definido pelo mercado externo. Na semana passada, o setor leiteiro podia chegar a ser catastrófico, mas hoje, estamos um pouco mais otimistas, porque geralmente depois do primeiro aumento vem outro e, com um dólar de 7,8% mais alto, diria que os preços não vai subir, mas pelo menos não vão cair».

Infortambo

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas