Todos os participantes integram o grupo que recebe assistência por intermédio da chamada pública do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Agrário dos municípios de Manoel Ribas, Cândido de Abreu, Santa Maria D’Oeste, Mato Rico e Pitanga.
Durante o dia de campo os agricultores visitaram duas propriedades onde foi feito o planejamento forrageiro. No sítio de Diones Warmeling, eles puderam ver o comportamento do azevém híbrido, pastagem de inverno que tem um ciclo longo e garante pasto por um período maior. Neste caso, o azevém é a base da alimentação até a chegada do pasto de verão. A partir dos meses mais quentes, o produtor alimenta 23 vacas em lactação com a pastagem e a grama tifton 85 irrigada. A propriedade de Diones Warmeling é acompanhada pelo extensionista Jairo Luiz Brietzke, do Instituto Emater de Cândido de Abreu. Segundo ele, a grande produção de pasto é resultado da adoção de diversas práticas de manejo e fertilidade do solo.
O planejamento de toda a atividade leiteira foi o destaque na propriedade de Ademilson Boeng. A redução da oferta de pasto que, de modo geral, afeta as propriedades da região no período de falta de chuvas, foi amenizada com o bom manejo da área de pastagem. Os produtores ainda conversaram com os técnicos sobre gestão da propriedade e detalhes da produção de silagem de milho. De acordo com Danilo Sens de Castro, técnico do Instituto Emater de Pitanga, os produtores tiveram a oportunidade de conhecer novas tecnologias, que podem ser colocadas em prática nas pequenas propriedades, com o objetivo de aumentar a produtividade do rebanho e a rentabilidade da atividade leiteira.
Colaboração Assessoria de Imprensa.