Soro de leite é foco de pesquisa para alimentos funcionais

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O soro de leite é uma substí¢ncia rica em proteí­nas, mas quando lançado no meio ambiente torna-se um poluente de difí­cil degradação.Por falta de tecnologias adequadas, muitas agroindústrias acabam descartando o soro o que interfere negativamente no ecossistema.
A Embrapa Agroindústria de Alimentos está investindo em pesquisas nessa área para obter do soro um ingrediente funcional capaz de atuar como coadjuvante em tratamentos para hipertensão e problemas cardiovasculares.

De acordo com a pesquisadora Lourdes Maria Corríªa Cabral, da Embrapa, o soro quando fracionado dividi-se em água, proteí­na, açúcares e sais minerais. Da proteí­na obtíªm-se os peptí­deos, moléculas de aminoácidos indispensáveis para o bom funcionamento do organismo e que possuem efeito antihipertensivo dentre outras propriedades. “A ideia é concentrar os peptí­deos bioativos na forma de pó para utilizá-lo como ingrediente na formulação de alimentos funcionais como iogurtes, por exemplo”.

Também é possí­vel trabalhar com os outros elementos fracionados (água, sais minerais e açúcares) para elaboração de novos ingredientes. No entanto, para o momento, o foco das pesquisas estará na obtenção de peptí­deos em pó. Esse trabalho deve consumir tríªs anos de pesquisas para torná-lo viável técnica e economicamente. “O que hoje é um passivo ambiental pode tornar-se um produto de alto valor agregado para a agroindústria e benéfico para o consumidor”, ressaltou Lourdes Cabral.

Lourdes Cabral lidera o projeto “Aproveitamento agroindustrial de resí­duos proteicos e não proteicos gerados pela agroindústria”. Além do soro, a equipe do projeto investirá em pesquisas com cascas de frutas. Normalmente descartadas no processamento, algumas possuem valor nutricional e potencial para produtos funcionais.

Os alimentos funcionais são responsáveis por efeitos metabólicos benéficos í  saúde e bem-estar e podem atuar como coadjuvantes na prevenção e tratamento de doenças. Os estudos cientí­ficos são importantes para comprovar seus efeitos. Ao mesmo tempo, o aproveitamento de resí­duos minimiza o custo ambiental do processamento agroindustrial, uma questão cada vez mais cobrada pela sociedade.
Fonte: Embrapa

http://www.milkworld.com.br/noticias/post/soro-de-leite-e-foco-de-pesquisa-para-alimentos-funcionais

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas