Seminário visa divulgar tecnologias para produção do leite

Divulgar as tecnologias disponíveis para técnicos e produtores que trabalham na atividade leiteira. Esse é o objetivo do Seminário sobre Produção Sustentável de Leite no Nordeste.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Divulgar as tecnologias disponíveis para técnicos e produtores que trabalham na atividade leiteira. Esse é o objetivo do Seminário sobre Produção Sustentável de Leite no Nordeste. O evento acontece no auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju, dia 28 de julho, das 8 às 17h, e pretende reunir pesquisadores, veterinários, técnicos, corpo docente e produtores.

“Apesar de o Brasil dispor hoje de uma ampla base de conhecimentos e tecnologias agropecuárias, ainda é baixo o intercâmbio de conhecimentos dos institutos de pesquisa com as universidades e o sistema de assistência técnica e extensão rural pública e privada” disse a pesquisadora e coordenadora do evento Elizabeth Nogueira Fernandes, da Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora (MG) e que atualmente realiza trabalhos de pesquisa na Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju.

O Brasil ocupa a quarta posição mundial na produção de leite de vaca, sendo uma importante atividade para geração de emprego e renda em todas as regiões do país. “Mesmo com expectativas de demanda otimistas o setor lácteo brasileiro precisa se organizar e modernizar”, afirma Elizabeth Fernandes.

Ela acrescenta ainda que é necessário incorporar tecnologias e inovações para alavancar de vez a produção e produtividade de leite de forma sustentável e competitiva.

O leite é produzido em praticamente todo o território nacional, sendo que, aproximadamente, 80% do leite produzido se concentram em oito estados (Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Ceará).

As diferenças regionais, principalmente as referentes ao clima e ao solo, são responsáveis por impor os mais variados sistemas de produção de leite imagináveis, com suas características próprias de manejo, alimentação e genética, o que dificulta políticas e diretrizes em ciência e tecnologia única para todo o País.

No Nordeste, a cadeia produtiva do leite apresenta grande relevância socioeconômica, sendo uma das atividades rurais mais presente em todos os estados. Contudo, o baixo nível tecnológico aplicado na exploração leiteira e a falta de uma gestão mais profissionalizada nas propriedades conferem ao segmento produtivo indicadores técnicos aquém das suas reais potencialidades.

Uma das alternativas tecnológicas para aumentar a produtividade leiteira com o uso eficiente da terra é a implantação de sistemas integrados de produção, ou melhor, nesse caso, a integração da pecuária com a lavoura e floresta, afirma o médico veterinário Samuel Souza, analista do Setor de Transferência de Tecnologias Embrapa Tabuleiros Costeiros.

Segundo Samuel, as pesquisas com a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, também chamada de iLPF, ainda são recentes, mas já apresentam resultados bastante satisfatórios, baseando-se no uso da gliricídia ou da leucena, pois são ótimos alimentos para o gado que podem ser plantadas em consórcio com outras culturas como coqueiro, milho, palma dentre outras.

Especificamente para as áreas onde a produção leiteira é significativa, o sistema de iLPF é recomendado inicialmente para recuperação de pastagens degradadas e propõe o consórcio da gliricídia com milho e capim-braquiarão. “Nesse sentido, os sistemas de ILPF buscam reduzir a dependência de insumos externos e já apresentam eficiência comprovada, mas necessitam de maiores esforços para difusão e adoção”, o que vem sendo potencializado através da “Rede de Fomento iLPF, ressalta Samuel Souza.

A “Rede de Fomento iLPF” consiste numa parceria público-privada estabelecida entre a Embrapa e um Consórcio de apoiadores (John Deere, Parker, Schaeffler, Syngenta, Cocamar e Dow AgroScience) que tem por objetivo acelerar a difusão e transferência de tecnologias, identificar oportunidades de pesquisa aplicada; promover a formulação de políticas e programas públicos e estabelecer um plano de comunicação institucional.

Serviço:

Seminário sobre Produção Sustentável de Leite no Nordeste

28 de julho de 2015

Embrapa Tabuleiros Costeiros (auditório)

Av. Beira Mar, 3250

Aracaju (SE)

Limitado a 100 participantes
http://www.faxaju.com.br/conteudo.asp?id=206075

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas