#Seagri apoia módulos do Balde Cheio em Mar Vermelho e Paulo Jacinto

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) repassou í  Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), por meio de uma permissão de uso, tríªs motocicletas, que serão usadas pelos técnicos de extensão rural para atendimento aos produtores do projeto Balde Cheio.
Os módulos do projeto foram implantados em duas comunidades do municí­pio de Mar Vermelho e uma de Paulo Jacinto, na região do Vale do Paraí­ba, numa parceria entre Seagri, CPLA e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal). Ao todo, 60 criadores serão beneficiados com as ações. Essa iniciativa também faz parte do projeto estruturante da Seagri no Programa Alagoas Tem Pressa.

A assinatura do termo de permissão de uso das motocicletas foi realizada nesta terça-feira (26) pelo secretário de Estado da Agricultura, José Marinho, e o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.

O projeto Balde Cheio é uma metodologia desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite, por meio da qual o pequeno produtor é capacitado e recebe assistíªncia técnica especí­fica. O acompanhamento visa í  melhoria da alimentação animal, melhoria genética do rebanho, qualidade do leite, gestão da unidade produtiva e organização dos produtores.

“Com isso, esse pequeno produtor vai ter mais autonomia, vai gerar mais renda para a famí­lia, vai melhorar de vida, além de produzir um alimento com mais qualidade para a indústria e para o consumidor final”, comentou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho. “Temos a determinação do governador Teotonio Vilela de apoiar o agricultor familiar, tanto com ações de inclusão produtiva quanto de agregação de valor í  produção”, emendou.

Segundo o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, os grupos de pequenos criadores de gado de Paulo Jacinto e Mar Vermelho estão apostando na diversificação produtiva para melhoria de renda. Dessa forma, optaram pela pecuária leiteira. A região é conhecida pela agricultura, que tem como carro-chefe a cultura do inhame.

“Esses agricultores estão se conscientizando da importí¢ncia da diversificação, por isso buscam alternativas. Assim, estamos fomentando uma pequena bacia leiteira na região e, por meio da CPLA, abrindo mercado para o leite, além de levar ações de capacitação e assistíªncia técnica, numa parceria com o Governo do Estado e a Faeal”, assinalou Aldemar Monteiro.

Ainda de acordo com ele, os criadores que agora são atendidos pelo Balde Cheio nos dois municí­pios vendiam o litro do leite por R$ 0,60, mas após a organização e o iní­cio das ações do projeto, o preço do litro passou para R$ 0,85. Em Paulo Jacinto, os criadores também já dispõem de um tanque de resfriamento de leite, que foi repassado pela Seagri numa ação do Programa Alagoas Mais Leite.

Em Alagoas, as ações do projeto Balde Cheio também recebem o apoio do Sebrae/AL, da Seplande, das cooperativas de produtores, da Agíªncia Brasileira de Cooperação (ABC), do Instituo Ambiental Brasil Sustentável (IABS) e da Agíªncia Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), que está fazendo um diagnóstico da cadeia produtiva.

por Agíªncia Alagoas

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas