#RS: CAMPOS DE CIMA DA SERRA QUER SE TORNAR REFERíŠNCIA EM QUEIJO SERRANO

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Produto é tí­pico da Serra Catarinense, mas técnica está sendo desenvolvida na Serra Gaúcha

Rio Grande do Sul – A Emater/RS-Ascar está realizando um trabalho intensivo em dez propriedades produtoras de queijo artesanal serrano dos municí­pios de Bom Jesus e São José dos Ausentes, com o objetivo de torná-las referíªncia de qualidade no produto.

O zootecnista da Emater/RS-Ascar Jaime Ries esclarece que já foram realizadas coletas de leite e queijos para análise do perfil microbiológico, trabalho realizado em parceria com a Ufrgs (que está custeando o valor das análises), através da professora Saionara Wagner, da Faculdade de Veterinária

Nas duas últimas semanas, técnicos da Emater/RS-Ascar visitaram essas propriedades a fim de acompanhar a ordenha das vacas, conhecer a sistemática de obtenção do leite e identificar eventuais necessidades de correção do processo.

«A partir do resultado das análises microbiológicas e do acompanhamento da ordenha, serão propostas ações corretivas, de acordo com a realidade e as possibilidades de cada uma em realizar as mudanças sugeridas, uma vez que o trabalho envolve diferentes perfis de produtores», afirma Ries.

Em uma segunda etapa, será feita mais uma coleta de leite e de queijos e uma nova rodada de análises microbiológicas, buscando verificar o resultado das modificações propostas na rotina de ordenha.

Conforme Ries, a partir do ano que vem, as ações serão concentradas dentro das queijarias, na qualificação das práticas de fabricação dos queijos, sempre com o acompanhamento, através de análises laboratoriais, da qualidade do produto.

As ações fazem parte do Programa de Qualificação e Certificação do Queijo Artesanal Serrano, desenvolvido pela Emater/RS-Ascar e entidades parceiras. Os produtores assistidos integram a Aprocampos, associação que envolve cerca de 40 famí­lias dos dois municí­pios. Produtores de São Francisco de Paula também tem participação no projeto.

Fonte: Diário de Canoas

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas