#Rondônia vai sediar Congresso Internacional do Leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Porto Velho, Rondônia – O programa A Voz do Povo, na rádio Cultura FM 107,9 apresentado interinamente pela jornalista Alisângela Lima, entrevistou nesta quarta-feira (15) Paulo Moreira, gestor da Embrapa para o setor leiteiro.

 

Ele falou sobre o momento da produção leiteira em Rondônia, com a discussão do XII Congresso Internacional do Leite, pela primeira vez realizado na região Norte.

 

“Não é por acaso que Rondônia foi escolhida para sediar o Congresso. Hoje, o Estado é uma referência nacional em produção leiteira, mesmo já tendo um momento de maior crescimento”, destacou.

 

Segundo ele, o fator que emperrou, em 2010, o crescimento da produção foi em razão da compra de leite barato do Uruguai, em forma de leite em pó, utilizado pincipalmente para a produção de achocolatado e sorvetes. “A pecuária brasileira teve uma queda no rebanho leiteiro. Mas, mesmo assim a nossa produção se manteve em alta. Rondônia vinha crescendo em ritmo intenso, mas no ano passado, teve apenas pouco mais de 1% de crescimento”, explicou.

 

Para ele, as questões climáticas e também a migração de muitos produtores para a piscicultura e outras atividades, reduziu a produção leiteira em Rondônia. “Somos o 6º maior produtor de leite do país, o maior da região Norte. A maior parte da produção é exportada para outros Estados, na forma de queijo mussarela, principalmente”, disse.

 

De acordo com o pesquisador, “apesar da produção ainda é preciso importar leite. Isso mostra que o mercado está aquecido, com o crescimento econômico do país. Com aumento da renda média do brasileiro, aumentou o consumo de produtos lácteos, como iogurtes, achocolatados e outros”.

 

Ao ser indagado sobre a capacidade de produção brasileira, ele arrematou: “é possível se produzir mais sim. O vizinho Uruguai é o maior exportador da América do Sul, num território pequeno, mas com condições essenciais para a produção, podendo contar com todo o plantel Holandês, com alta produtividade”.

 

Sobre a situação do leite em Rondônia, ele elencou que “o custo de produção do leite é aquém ao de outras regiões. É à base de pasto, sem muitos cuidados com o manejo. Mas, há uma desconfiança, digamos assim, de que existe uma cartelização dos laticínios, praticando preços baixos na compra do leite”.

 

Outro problema é que o gado leiteiro ocupa hoje uma média de 0,8 a 1,2 cabeça por hectare. “Com mais tecnologia, essa média subiria para 4 ou cinco cabeças por hectare, produzindo mais e melhor”.

 

Em relação ao Congresso do Leite, que será realizado em Porto Velho, entre os dias 05 a 08 de novembro, Paulo Moreira disse que virão palestrantes da Alemanha, da Nova Zelândia e dos Estados Unidos. “Vai ser um amplo debate, com novas técnicas, novos mercados e vai estimular a profissionalização do setor”, afirmou.

 

Fonte: Rondo Noticias

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas