Resfriamento de leite deve receber atenção especial pelos produtores

Quando o assunto é a produção de leite de qualidade, muitas são as exigências que devem receber especial atenção pelos produtores.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Quando o assunto é a produção de leite de qualidade, muitas são as exigências que devem receber especial atenção pelos produtores. Um item que está sendo bastante debatido com os associados é o cuidado que eles devem ter com a CBT – Contagem Bacteriana Total, que são microrganismos vivos, invisíveis a olho nu e estão presentes no leite em quantidade variável, dependendo do sistema de higienização e resfriamento adotado na propriedade e nas demais etapas do processo até ser industrializado.

“Nas vacas sadias a CBT do leite dentro do úbere é baixa. A multiplicação desses microrganismos acontecem, principalmente, após a extração do leite, que é quando eles passam a consumir os componentes do leite para sua alimentação e transformam ingredientes importantes em produtos que prejudicam a qualidade do leite, comprometendo o rendimento industrial e redução de tempo de prateleira dos derivados”, explica Flávio Durante, gerente do fomento de leite da Copérdia.

Para garantir uma contagem mínima da multiplicação destes microrganismos, dois fatores são fundamentais. O primeiro está relacionado à limpeza dos equipamentos, utensílios, instalações, manejo de ordenha e ordenhador. O segundo fator está ligado ao resfriamento do leite que deve ser feito imediatamente após a ordenha. “A IN 62 prevê que o leite deve ser resfriado em até 3 horas após a ordenha a 4 graus celcius. Do meu ponto de vista, o tempo do resfriamento e a temperatura devem ser ainda menores para garantir a qualidade do leite”, enfatiza Durante.

Fonte: ASCOM Copérdia e PG Comunicação

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas