#Queijo gigante é destaque da 10 Festa do Queijo de Curvelí¢ndia e bate record pela sexta vez consecutiva

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Festa do Queijo comemora e homenageia o produtor rural e acontece anualmente no míªs de maio no municí­pio de Curvelí¢ndia (a 311 km de Cuiabá). O queijo fabricado pelo Laticí­nios Rovigo, em parceria com artesãs rurais, é do tipo minas frescal, e desde 2007 vem superando ano a ano seu próprio Record. Nesse ano, o queijo pesou 260 Kg, em 2008 pesou 690 kg, em 2009 pesou 750kg, em 2010 pesou 990 kg, em 2011 pesou 1.250 kg e em 2012 novamente superou o record pesando 1.507 kg.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) é parceira no evento por meio de convíªnio para realização do evento, como forma também de fomento ao turismo local, uma vez que a festa do queijo atrai pessoas de outros municí­pios do Estado.

Após tríªs edições da Festa do Queijo, o Laticí­nios Rovigo abraçou a causa e a partir de 2007 o queijo gigante passou a ser fabricado na indústria do laticí­nio, tendo em vista a importí¢ncia de garantir seguridade alimentar dentro dos padrões sanitários exigidos pelo S.I.F. (Serviço de Inspeção Federal).

O prefeito municipal Maury Souza da Silva, o secretário de turismo Valdeci Delmiro, a gerente de turismo Fabiana Bezerra e comissão organizadora, participaram juntamente com deputados estaduais Ezequiel Fonseca e Airton Portuguíªs da degustação do maior queijo minas frescal do mundo, que foi distribuí­do em 01h30 min.

Para fabricação do Queijo de 1.507 kg além de artesãos rurais de Curvelí¢ndia, o Laticí­nios Rovigo convidou 20 alunos da Escola de Laticí­nios do Instituto Federal de Rondí´nia e 20 alunos do curso de agroindústria do Instituto Federal de Cáceres, além dos colaboradores do laticí­nio na pessoa do queijeiro José Edinaldo e da técnica em laticí­nios Danuza Tavares, para esta empreitada foram envolvidas 73 pessoas. A fabricação começou í s 09h00 da manhã e terminou í s 14h00, a Cooperativa Lacbon também foi parceira na fabricação do queijo.

A partir de um protesto realizado na rodovia BR 070 por produtores rurais é que surgiu a Festa do Queijo, o motivo do protesto era a reivindicação por melhores preços no leite, segundo o Diretor Técnico do Laticí­nios Rovigo, senhor Antí´nio Bornelli, houve na época uma queda expressiva no preço do leite, devido a entrada de produtos lácteos de outros paí­ses, comprometendo toda a cadeia produtiva, inclusive a industria de laticí­nios.

Conforme informações da Polí­cia Militar, durante os tríªs dias do evento não houve o registro de nenhuma ocorríªncia, comemora o prefeito Maury agradecendo a Deus pela Paz no evento.

http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=197883&codDep=3

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas