#Qualidade do leite em foco

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

O crescimento da bacia leiteira no oeste catarinense motivou a realização do Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite, nesta semana, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes em Chapecó. O evento foi promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas de Santa Catarina com o apoio de entidades como UDESC, Epagri, Cidasc e das principais indústrias da Região Sul – Coopercentral Aurora Alimentos, Piracanjuba, BRF, Cooperalfa, Tirol, Tirolez, entre outras empresas. O evento integrou as atividades da Semana Sebrae/SC da Ciência e Tecnologia.

O encontro técnico reuniu profissionais das principais empresas de processamento de leite e derivados da região sul e oportunizou debater temas como capacitação técnica de produtores, qualificação de mão de obra, inovação tecnológica, gestão da atividade leiteira, melhoramento genético de bovinos de leite, segurança alimentar e estratégias para minimizar os efeitos negativos do período de transição de vacas leiteiras, melhorando a qualidade e a produtividade. Os temas foram abordados por especialistas e pesquisadores nas áreas de nutrição, sanidade e gestão.

O presidente do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas, João Batista Lancini, destacou que a proposta do Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite foi oferecer conteúdos e palestrantes que representem a vanguarda da produção de proteína animal para discutir as tendências do setor e como prevenir gargalos.»A programação foi elaborada com base nas demandas pesquisadas entre os principais profissioanais de agroindústrias e cooperativas. Buscamos palestrantes nos maiores e mais avançados centros de pesquisa do setor. O SBSBL vem se consolidando no calendário de eventos dos profissionais que estão em busca de conhecimento e novas práticas «.

Na primeira tarde foi realizado um painel sobre «Qualidade do Leite»; na sequência foram apresentados temas como o «Gerenciamento da Atividade Leiteira», «Melhoramento genético de bovinos de leite», «Higiene Zootécnica em Bovinocultura Leiteira» e «Estratégias para minimizar os efeitos negativos do período de transição de vacas leiteiras».

O secretário de Agricultura de Cordilheira Alta e produtor de leite, Claudio João Possa, destacou que o evento é fundamental para ampliar o conhecimento sobre legislação e para reforçar a importância e o dever da produção de leite de qualidade. «O mercado está cada vez mais exigente e, nós produtores, devemos nos manter atualizados para investir em inovações que garantam um produto de excelência».

Além de exercer o cargo público, Possa trabalha em sua propriedade familiar de pequeno porte, situada em Cordilheira Alta. «Estamos investindo em tecnologia, melhoramento genético, alimentação balanceada e conforto animal para aumentar a produtividade das vacas e, consequentemente, a renda da família. Com o sistema convencional, produzimos em média, sete mil litros por mês. Nossa intenção, com os investimentos, é triplicar a produção em dois anos», concluiu.

O coordenador de qualidade da Coopercentral Aurora Alimentos, Alexandre Henrique Strassburger, salientou que o simpósio é importante porque tem foco para a qualidade e o combate a fraudes. «A indústria deve estar preparada com equipamentos e subsídios para fazer o máximo de análises, visando garantir a segurança alimentar do consumidor».

Segundo Strassburger, pensar em qualidade é fundamental porque trata-se de uma matéria-prima que está na mesa de toda a população. «Nós, da Coopercentral Aurora e cooperativas filiadas, temos grande preocupação com a sustentabilidade do produtor. É essencial que o produtor desenvolva matéria-prima de alta qualidade e baixo custo para que possa permanecer na atividade e no campo».

Strassburger explicou ainda que o leite de qualidade é um produto que não contém resíduos químicos, com carga bacteriana reduzida, baixa contagem de células somáticas e alto teor de sólidos (gordura e proteína). «É esta a matéria-prima que a indústria busca e, por isso, a Aurora vem trabalhando forte na qualidade do leite por meio do Programa Aurora de Qualidade do Leite (PAQL). Nosso foco é o treinamento do produtor, do transportador e dos técnicos filiados nos padrões da IN62», explicou.

Atualmente, a linha de produção de leite longa vida da Aurora, situada em Pinhalzinho, processa até 280.000 litros/dia para produzir desnatado, semidesnatado ou integral. Essa linha emprega equipamentos avançados que incluem um ultrapasteurizador, duas máquinas de envase, dois acumuladores de linha, dois embaladores automáticos e um termoencolhedor de filme.

Nesse setor foi ampliada a capacidade de estocagem, com incremento de 3.000 toneladas. Assim, a capacidade total da unidade subiu para 7.000 toneladas. Este armazenamento está estruturado em sistema drive in com seis posições verticais. Atualmente, 57 pessoas trabalham nesse setor.

BACIA LEITEIRA CATARINENSE

Santa Catarina é hoje o quinto produtor nacional, o Estado gera 2,2 bilhões de litros/ano. Dentro de um modelo de produção famíliar, praticamente, todos os 190.000 estabelecimentos agropecuários produzem leite, o que gera renda mensal às famílias rurais. O oeste catarinense responde por 73% da produção com cerca de 50.000 estabelecimentos rurais.

Enquanto a média nacional de crescimento das bacias leiteiras tradicionais nos últimos dez anos foi de 4,4%, o oeste expandiu entre 8% e 15% o volume produzido. Hoje os estados de Minas Gerais e Goiás estão perdendo para Santa Catarina e Rio Grande do Sul a posição de grandes produtores de matéria-prima láctea. Atualmente, o sul representa 33% da produção nacional de lácteos.

SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Além do Sebrae/SC, estiveram envolvidos nas ações da Semana da Ciência e Tecnologia na cidade polo do oeste, as seguintes entidades e instituições: Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Associação Polo Tecnológico do Oeste (Deatec), Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Uruguai (Simovale), Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica da Unochapecó, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Chapecó (Simec), Inmetro SC, Prefeitura Municipal de Chapecó, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Sicoob Maxicrédito, Multi Centro Chapecó, Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER), Instituto SAGA, Núcleo dos Veterinários do Oeste (Nucleovet), Unoesc, UFFS e Sindicato do Comércio Varejista da Região de Chapecó (Sicom).

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece em todo o País desde 2004 e é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o apoio do Sebrae. Em Santa Catarina, o Sebrae/SC disponibilizou, gratuitamente, 34 clínicas tecnológicas, quatro showrooms tecnológicos e 51 seminários sobre diversos temas, como saúde, segurança, design, produtividade, sustentabilidade e inovação. As ações aconteceram em 40 cidades.

 

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas