Produtores terão R$ 5,5 mi para setor do #leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A expectativa é de que a produção média de cada animal aumente de 4 para 12 litros por dia.Projeto visa melhorar qualidade das pastagens que são oferecidas ao rebanho leiteiro

 

Até o fim deste ano, 500 pequenos produtores rurais de Mato Grosso do Sul devem até triplicar a produção mensal de leite com a implantação de sistema de irrigação nos pastos. O projeto é uma parceria do Estado com o Ministério da Integração Nacional, com investimento de R$ 5,5 milhões. O resultado do processo licitatório foi publicado esse mês no Diário Oficial estadual e a previsão é de que comece a ser implantado nas propriedades dentro das próximas semanas. A reportagem está na edição de hoje (27) do jornal Correio do Estado.

 

A expectativa é de que a produção média de cada animal aumente de 4 para 12 litros por dia, de acordo com o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), José Antônio Roldão. Ao ampliar a participação desses pequenos produtores, o objetivo é aumentar a produção de leite do Estado e suprir a demanda das indústrias e consumidores – principalmente no período de seca – que hoje dependem da importação do produto.

 

“Temos um complexo industrial situado em Terenos que demanda cerca de 600 mil litros por dia, por exemplo. Hoje nós não temos capacidade para suprir o mercado e esse projeto vai vir para atender essa demanda”, frisa o diretor-presidente. A produção de leite no Estado em 2013 foi em torno de 192 milhões de litros, uma redução de 8% em relação a 2012, segundo relatório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

 

O projeto prevê a distribuição de 500 kits de irrigação para os produtores de leite espalhados em todo o Estado. Cada equipamento terá capacidade de irrigar área de 1 hectare. A empresa contratada será responsável por implantar o sistema nas propriedades e a Agraer vai prestar assistência técnica. A reportagem é de Paula Vitorino.

 

http://www.correiodoestado.com.br/noticias/produtores-terao-r-5-5-mi-para-setor-do-leite_206277/

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas